É hora de se planejar para o início do ano letivo de 2010. Nesta segunda-feira,1º, cerca 180 mil alunos de 234 escolas da rede pública estadual estarão dando início às aulas. As demais unidades estão concluindo o ano letivo anterior. Porém essas 234 escolas, representam cerca de 80% das unidades escolares estaduais.
A volta às aulas é marcada pela execução da primeira etapa do Geração Saber, programa construído pelos técnicos da educação estadual com o apoio do Ministério da Educação, que reúne ações para garantir a oferta de um ensino de qualidade na rede pública em Alagoas e que conta com o aporte financeiro de mais de R$ 200 milhões.
De acordo com o secretário de Estado da Educação e do Esporte, educador Rogério Teófilo, o resgate da qualidade na educação pública sai da teoria à prática no momento em que os compromissos assumidos pelo Estado com o MEC estão sendo cumpridos.
Teófilo dá como exemplo a regularização documental dos prédios escolares para viabilizar as obras de reforma, adequação e novas construções, bem como a regularização dos convênios e das ações preconizadas pelo regime de colaboração com os municípios, a começar pela matricula unificada em Maceió.
Já o superintendente de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, professor Neilton Nunes, que atuou como presidente da Comissão Mista da Matrícula Unificada – Estado/Município – em Maceió, houve um crescimento de aproximadamente 10% da matrícula na rede estadual de ensino.
“Só para se ter uma ideia, o Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), maior complexo educacional do Estado, matriculou 5.822 novos estudantes. Devemos conseguir atingir o patamar de mais 49 mil novos alunos em Alagoas”, informa o professor Neilton.
Nunes disse também que a rede estadual irá garantir o transporte escolar dos alunos que residem na região alta de Maceió (Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Clima Bom). Ele acrescentou que esse traslado irá contemplar os educandos do município e do Estado e que a Secretaria Municipal de Educação de Maceió ficou responsável por levar os alunos que moram no Jacintinho, parte baixa da capital, a exemplo do Vergel do Lago, Trapiche da Barra e, ainda, das regiões Norte e Sul de Maceió para as escolas do bairro da Pajuçara.
Para o superintendente, nas primeiras semanas das aulas, poderá haver algumas dificuldades em relação ao transporte escolar, professores e carteiras escolares. “A previsão é que todos os problemas estejam sanados no prazo de 30 dias. Acredito que com o empenho dos profissionais envolvidos nesse processo tudo será superado. É importante que nossos alunos mantenham a pontualidade e assiduidade para obterem um bom desempenho ao longo do ano letivo”, adianta.
