A Secretaria de Estado da Cultura e a Academia Alagoana de Letras vão realizar na próxima terça feira (03), o encerramento do ano alusivo ao centenário de Aurélio Buarque de Hollanda. Uma mesa redonda, debates e lançamento de livro marcarão o dia. O evento vai acontecer no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Para iniciar o encontro, a partir das 14h30 será formada uma mesa redonda com o objetivo de reviver e revelar Mestre Aurélio. Farão parte da mesa o presidente da Academia Alagoana de Letras, Carlos Méro, o professor doutor da Universidade Federal de Alagoas, Fernando Fiúza, o membro da academia Alagoana de Letras e presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores / AL (Sobrames), José Medeiros e o sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Marcos Vasconcelos. Após a mesa redonda será aberto um espaço para debates.
Às 17h30 será lançado o livro Revelando Mestre Aurélio…que traz uma seleção de ensaios de vários escritores alagoanos. O projeto foi coordenado pela acadêmica Enaura Quixabeira Rosa e Silva. Textos de Solange Chalita, Enaura Quixabeira, Fernando Fiúza Moreira, Sérgio Moreira, José Medeiros e outros intelectuais alagoanos estarão disponíveis neste livro.
Na ocasião, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas fará uma apresentação do livro. Para ele é emocionante encerrar o ano alusivo ao centenário de um dos maiores intelectuais de Alagoas.
“Mestre Aurélio fez de sua vida uma grande homenagem à palavra. Com olhos azuis, parecidos com a cor de nossos mares, esse alagoano nunca deixou de pensar em sua terra natal.
Apaixonou-se pelo mar e fez dele inspiração. Um homem que fez um casamento com o universo das letras”, disse Viégas.
Aurélio Buarque de Hollanda, nasceu em Passo de Camaragibe. Foi junto com intelectuais como Graciliano Ramos, Theo Brandão, Jorge de Lima, que se lançou para o mundo, como dicionarista, filólogo, tradutor, contista, crítico literário, professor e imortal da Academia Brasileira de Letras.
O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), dispõe de um espaço aberto a visitação que conta a história desse mestre que dedicou a vida ao saber, ao conhecimento, à literatura e aos milhares de verbetes que constitui uma das obras mais conhecidas do país, o Dicionário Aurélio.
