Localizada na parte central da faixa litorânea do estado de Alagoas, Maceió, enquanto capital alagoana, completa, no próximo dia 9, mais um aniversário. São 171 anos de vida.
A então Vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815 da Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, principalmente por causa do desenvolvimento advindo da operação do porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.
O povoado que deu origem a Maceió surgiu num engenho de açúcar. O nome Maceió tem denominação tupi “Maçayó” ou “Maçaio-k”, que significa “o que tapa o alagadiço”. O povoado tinha uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, construída no local onde hoje está a Catedral Metropolitana, na Praça Dom Pedro II.
O município é rico em sal-gema e tem um setor industrial diversificado (indústrias químicas, açucareiras e de álcool, de cimento e alimentícias), além da agricultura, pecuária e extração de gás natural e petróleo.
Em qualquer parte da orla urbana, da Pajuçara a Jatiúca, é fácil encontrar de tudo um pouco: mix com culinária regional – incluindo a inesquecível água-de-coco e os variados tipos de tapiocas que só se encontram aqui – feirinhas de artesanato, restaurantes de variados padrões, áreas de lazer e esportiva. E o que é melhor: todas as opções estão disponíveis próximas umas das outras.
Nos últimoo anos, diversos estabelecimentos vêm sendo abertos ou ampliados na cidade, como hotéis, restaurantes, hipermercados e shopping centers. E isso sem falar do aconchego do povo alagoano.
Com um território de aproximadamente 511 km², Maceió possui belezas naturais espalhadas por toda cidade, principalmente na orla marítima. O turismo é, sem dúvidas, um dos pontos mais fortes em sua economia. A previsão da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) para a temporada de verão, que começa este mês e se estende até março (carnaval), é de crescimento acima de 10%.
Além disto, todos os anos, Maceió recebe dezenas de cruzeiros marítimos. Neste período a previsão é de que até 29 de março, cheguem à capital alagoana, 61 navios, trazendo cerca de 170 mil passageiros.
Maceió de bairros históricos como Jaraguá, originado de um engenho de açúcar; Pontal da Barra, um dos mais visitado e admirado pelos turistas devido a sua culinária, seu artesanato e sua orla laguna e Ponta Verde considerada um dos cartões postais mais admirados.
