×

Maceió

Aniversário: Maceió completa 171 anos

Localizada na parte central da faixa litorânea do estado de Alagoas, Maceió, enquanto capital alagoana, completa, no próximo dia 9, mais um aniversário. São 171 anos de vida.

A então Vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815 da Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, principalmente por causa do desenvolvimento advindo da operação do porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.

O povoado que deu origem a Maceió surgiu num engenho de açúcar. O nome Maceió tem denominação tupi “Maçayó” ou “Maçaio-k”, que significa “o que tapa o alagadiço”. O povoado tinha uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, construída no local onde hoje está a Catedral Metropolitana, na Praça Dom Pedro II.

O município é rico em sal-gema e tem um setor industrial diversificado (indústrias químicas, açucareiras e de álcool, de cimento e alimentícias), além da agricultura, pecuária e extração de gás natural e petróleo.

Em qualquer parte da orla urbana, da Pajuçara a Jatiúca, é fácil encontrar de tudo um pouco: mix com culinária regional – incluindo a inesquecível água-de-coco e os variados tipos de tapiocas que só se encontram aqui – feirinhas de artesanato, restaurantes de variados padrões, áreas de lazer e esportiva. E o que é melhor: todas as opções estão disponíveis próximas umas das outras.

Nos últimoo anos, diversos estabelecimentos vêm sendo abertos ou ampliados na cidade, como hotéis, restaurantes, hipermercados e shopping centers. E isso sem falar do aconchego do povo alagoano.

Com um território de aproximadamente 511 km², Maceió possui belezas naturais espalhadas por toda cidade, principalmente na orla marítima. O turismo é, sem dúvidas, um dos pontos mais fortes em sua economia. A previsão da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) para a temporada de verão, que começa este mês e se estende até março (carnaval), é de crescimento acima de 10%.

Além disto, todos os anos, Maceió recebe dezenas de cruzeiros marítimos. Neste período a previsão é de que até 29 de março, cheguem à capital alagoana, 61 navios, trazendo cerca de 170 mil passageiros.

Maceió de bairros históricos como Jaraguá, originado de um engenho de açúcar; Pontal da Barra, um dos mais visitado e admirado pelos turistas devido a sua culinária, seu artesanato e sua orla laguna e Ponta Verde considerada um dos cartões postais mais admirados.