×

Maceió

Aniversário de 172 anos de Maceió terá show de Elba Ramalho

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), está ultimando os preparativos para a comemoração do aniversário de 172 anos da Capital, que acontece no dia 9 de dezembro, no estacionamento do Jaraguá. Quem comparecer à festa poderá ouvir o som da grande artista Elba Ramalho, que será a principal atração do evento. A fundação também convidou o artista Galã do Brega e a banda Los Borrachos Enamorados.

Segunda a presidenta da FMAC, Paula Sarmento, o aniversário da capital alagoana é um evento muito importante e significativo. Ela disse que o governo municipal reconhece e prestigia os artistas da terra em suas comemorações.

A logística do evento promete uma estrutura confortável e segura para os maceioenses curtirem a festa, que nos últimos anos tem levado uma multidão para o tradicional bairro do Jaraguá, disponibilizando os serviços da Guarda Municipal e das superintendências de Limpeza Urbana (Slum), de Transportes e Trânsito (SMTT) e de Iluminação Pública de Maceió (Sima).

A ORIGEM

A cidade de Maceió teve origem num povoado que surgiu no entorno de um engenho de açúcar. O nome Maceió vem do tupi “Maçayó” ou “Maçaio-k”, que significa “o que tapa o alagadiço”. O povoado tinha uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, construída no local onde hoje está a Catedral Metropolitana, na Praça Dom Pedro II.

A vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815, da Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, em decorrência do desenvolvimento advindo da operação do Porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.

Com a emancipação política de Alagoas, em 1817, o governador da nova Capitania, Sebastião de Mélo Póvoas, iniciou a transferência da capital para Maceió, um processo tumultuado que encontrou resistência de homens públicos e da Câmara Municipal da antiga capital.

Uma expedição militar de Pernambuco e da Bahia chegou a Maceió para garantir a ordem e no dia 16 de dezembro de 1839 foi instalada a sede do governo em Maceió que, a partir daí, consolidou seu desenvolvimento administrativo e político. Teve início uma nova fase no comércio e começou a industrialização.