Animais que quase beiraram à extinção serão a atração deste ano da 59ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas. No dia 31, às 12h, o Parque José da Silva Nogueira (Pecuária), terá como atração principal o 1º Leilão de Muares e Jumentos Pêga de Alagoas. Pecuaristas de vários estados brasileiros já confirmaram presença no remate.
A iniciativa inédita é do pecuarista e criador Manuel Valente. Ele revelou que o objetivo é difundir a cultura da criação desses animais também no nordeste. “Hoje os Muares e Jumentos Pêga são mais encontrados ao Sul do Brasil. O jumento pêga, por exemplo, já beirou à extinção. E no nordeste são poucos os criatórios com animais selecionados e registrados. Essa é uma das qualidades do nosso remate”, explicou.
Serão postos a venda cerca de 30 lotes de Jumentos P êga – Machos Registrados, Jumentos Pêga – Machos ainda sem registro por conta da idade (ainda muito novos até 2 anos), Mulas domadas (de sela e de trabalho), Burros Domados (de sela e de trabalho), Mulas (potras) em início de doma, Burros (potros) em início de doma, Mula (potra) e Burro (potro) em regime de pasto e recém apartado.
Na oportunidade criadores e curiosos poderão conhecer as qualidades desses animais que têm como diferencial a força, rusticidade, resistência e o conforto em um andamento marchado. “Este primeiro leilão é uma excelente oportunidade de negócios para criadores e admiradores de Muares e Jumentos Pêga, por se tratar de um animal difícil de encontrar no mercado. Nossa expectativa é atrair a maior quantidade possível de interessados que desejam adquirir este tipo de animal”, disse Valente.
