×

Cultura

Animações brasileiras são destaque nos Prêmios Quirino de Animação Ibero-Americana

“Irmão do Jorel – Seja Brocólis!” e “Guaxuma”, se destacam como algumas das principais campeãs dos Prêmios Quirino de Animação Ibero-Americana. A realização do evento aconteceu no último sábado, 6, no Auditório de Tenerife, na Espanha.

A produção nacional “Irmão do Jorel – Seja Brócolis!”, criada por Juliano Enrico, ganhou na categoria séries. A obra, da produtora Copa Studio, foi a primeira animação original da Cartoon Network da América Latina.

O prêmio de melhor curta foi para a animação documental em stop motion, “Guaxuma”, de Nara Normande. A obra mistura bonecos e areia e já foi exibida em festivais como Annency, IDFA, Ottawa e Clermont Ferrand.

Na segunda edição do evento, foram apresentadas 244 obras de 16 países, tendo 25 finalistas entre as nove categorias.

Além das produções nacionais, também foram destaques na premiação obras da Colômbia, Argentina e Chile, tais como: “Virus Tropical” (CO), obra campeã na categoria de longas-metragens; “Patchwork” (ES) de María Manero, vencedora na categoria de melhor curta-metragem escolar; “La increíble historia del hombre que podia volar y nó sabía como” (ES) de Manuel Rubio, vencedora como melhor animação sob encomenda; “Black is Beltza” (ES), de Fermín Muguruza, ganhou como melhor desenho de som e música original; “Belisario – El pequeño gran héroe del cosmos”(AR), de Hernán Moyano, foi reconhecida como inovadora; o prêmio de obra de melhor desenvolvimento visual foi para “La casa lobo”(CL), de Cristobál Leon e Joaquín Cociña.

O Brasil teve também participação em conjunto com Argentina, Chile e Colômbia na obra “Puerto Papel – La vida de los otros” (CL), que levou o prêmio de melhor design de animação.