×

Esporte

Andy Murray atropela Roger Federer e fica com o título em Xangai

Escocês Murray deu um chocolate no suíço Federer

Com mais uma atuação impecável, que completou uma semana perfeita, o escocês Andy Murray conquistou neste domingo o sexto troféu de nível Masters de sua carreira, ao faturar Xangai com o expressivo placar de 6/3 e 6/2 sobre o suíço Roger Federer. Foi sua oitava vitória sobre o agora número 2 do mundo em 13 confrontos.

Murray repete assim o resultado de dois meses atrás, quando também faturou o troféu de Toronto em cima do recordista de títulos de Grand Slam em dois sets. Esta foram as duas únicas conquistas do escocês na temporada 2010, em que perdeu as finais do Aberto da Austrália (para Federer) e de Los Angeles (para Sam Querrey).

No duelo deste domingo, Murray teve uma atuação brilhante, misturando excelente saque com um jogo extremamente consistente de fundo de quadra, com direito a jogos espetaculares e golpes desconcertantes que foram minando a resistência do adversário.

Em busca do 18º Masters da carreira, Federer perdeu logo o primeiro game de serviço da partida, após abrir 40-15 de vantagem, e colecionou muitos erros ao longo do primeiro set. Teve uma oportunidade preciosa de se recuperar três games depois, mas errou uma deixadinha fácil. Murray também desperdiçou chances de quebra, porém jamais perdeu o ritmo e fechou a série com uma reação extraordinária, buscando um voleio curto e cruzado.

Federer novamente perdeu oportunidades na abertura do segundo set, mas o lance definitivo veio no quarto game. Uma bola que lhe daria o empate por 2/2 foi chamada erroneamente como ‘fora’, o ponto se repetiu e aí o suíço perdeu a concentração e o saque, abrindo caminho para Murray. As falhas voltaram a acontecer no game decisivo, incluindo três voleios, fruto da extraordinária firmeza do escocês no fundo de quadra e nos contrataques.

Nos números finais da partida, Murray anotou seis aces, o dobro do adversário, com 53% de acerto do primeiro saque e 82% de pontos ganhos com ele. A enorme diferença, no entanto, esteve no percentual de pontos vencidos com o segundo serviço: 56% do escocês e apenas 24% de Federer. Murray cometeu 18 erros contra 30 e anotou 20 winners diante de 16.

Com o 16º título da carreirae US$ 616.500 na conta, Murray descansa até o Masters de Paris, dentro de três semanas, já que garantiu matematicamente seu lugar no ATP Finals de Londres. O suíço está inscrito como principal nome do ATP 250 de Estocolmo e entra diretamente na segunda rodada, devendo jogar apenas na quarta ou quinta-feira.