A ANCINE vai estar presente nas discussões do Mercado Audiovisual Cearense, que acontece na próxima sexta-feira e sábado (19 e 20 de junho), em Fortaleza, como parte da programação da 25ª edição do Cine Ceará. A Agência estará representada pela diretora Rosana Alcântara e pelo secretário de Políticas de Financiamento, Paulo Alcoforado. O Mercado acontece no Porto Iracema das Artes e as inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pela internet, no site do evento.
Na manhã de sexta-feira, 19, Rosana Alcântara participará dos dois painéis que formam o eixo temático “Diagnóstico e fortalecimento dos arranjos produtivos locais e regionais. Articulação institucional entre os agentes econômicos do setor e os agentes promotores de políticas públicas de fomento”. No Painel 1: Ações Integradas para o Audiovisual Cearense, das 9h às 10h30, a diretora estará acompanhada de Guilherme Sampaio (Secretário de Cultura do Estado do Ceará), Inácio Arruda (Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará), Luciane Gorgulho (Chefe do Departamento de Economia da Cultura – BNDES), Luiz Henrique Sena (Coordenador Geral de Inovação, Convergência e Plataformas Audiovisuais – SAV/ Minc), Mario Borgneth (Curador do I MAC), Bete Jaguaribe: (Diretora de Formação e Criação do Porto Iracema das Artes) e Wolney Oliveira (Presidente do Cine Ceará).
Já a partir das 11h, no Painel 2: “Participação regional nos programas de fomento à produção audiovisual. Potencialidades e obstáculos a serem ultrapassados na busca de mercados para a produção cearense”, a diretora Rosana terá novamente ao seu lado Luciane Gorgulho e Mario Borgneth, aos quais se juntam o cineasta Halder Gomes, o diretor da ABPITV, Mauro Garcia, e o presidente da Associação de Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste – APCNN, Rosemberg Cariry.
Ainda no dia 19, a parte da tarde é reservada para o eixo temático “Mapeamento das fontes de financiamento da atividade audiovisual. Rotas de acesso e requisitos para a formatação de projetos para cinema, televisão e mídias digitais”. De 13h30 às 15h, Paulo Alcoforado, secretário de Políticas de Financiamento da ANCINE, apresenta o key note “ANCINE – Ações de fomento à regionalização – pesquisa de mapeamento de vocações regionais / Regras de acesso ao FSA – Linhas para o cinema e linha para obras de televisão”. O Mercado Audiovisual Cearense continua ao longo do dia com uma intensa programação que inclui ainda key notes com representantes da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da SPCine e da RioFilme; além de um painel sobre coproduções internacionais.
O segundo dia de atividades será focado em dois eixos temáticos: “A abertura do mercado brasileiro de televisão. A articulação de mercados regionais e possibilidades de coproduções internacionais ” e “Possibilidades de conteúdos para mercados diversificados”. O destaque fica por conta do key note 5 – “TV Brasil – Linha FSA de conteúdos para TVs Públicas”, apresentado por Max Eluard, coordenador executivo da Unidade Técnica Central da Linha de TVs Públicas do Programa Brasil de Todas as Telas.
