×

Cultura

Ancine participa de festivais em Ouro Preto e Florianópolis

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE marcou presença na 12ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cine OP) e no 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). O FAM, que começou na última terça-feira, 20, e vai até o dia 25 de junho, foi criado com o objetivo discutir políticas para o desenvolvimento do setor nos países que constituem o bloco, além de dar visibilidade para as produções destes países.

Já o CineOP teve início no dia 21 e termina no dia 26 de junho. A 12ª edição do festival na cidade mineira tem como tema “Quem conta a História?” e propõe examinar olhares e identidades construídos no cinema brasileiro sobre grupos fragilizados, classes populares e oprimidas.

Durante o FAM, o diretor da ANCINE Roberto Lima participou, no dia 21 de junho, da mesa sobre a “ANCINE e a Coprodução no âmbito do Mercosul” e do painel “FSA e desenvolvimento da indústria audiovisual”.

Aos presentes no painel sobre o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Roberto apresentou um panorama do Programa Brasil de Todas as Telas, desde as diretrizes que originaram as políticas de investimento no setor até os novos desafios dos programas de incentivo. Foram debatidas questões como a distribuição dos pequenos lançamentos; o aumento na diversidade cultural, regional, de gênero e raça nas produções brasileiras; e a regulação do vídeo sob demanda. “A ANCINE apresentou ao Conselho Superior do Cinema recomendações para a regulamentação do serviço de vídeo sob demanda. Queremos estimular o debate sobre o tema”, disse o diretor. O painel contou com a presença de Letícia Restano, representante do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), agente financeiro do FSA, e mediação de Nildo Ouriques, do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC).

Lima participou também nesta sexta-feira, 23, do Cine OP. Mediados por Débora Butruce, secretária geral da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual), o diretor dividiu a mesa “Plano Nacional de Preservação Audiovisual” com a cineasta Alice Andrade; com a coordenadora de aquisição do Canal Brasil/Globosat,Carla Domingues; e com o diretor-presidente da SPCINE, Maurício Andrade Ramos.