×

Cultura

Ancine está recebendo inscrições para dois editais

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura, está recebendo inscrições para dois editais voltados para a premiação de produções brasileiras.

O edital do Programa Ancine de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro – PAQ 2011 recebe inscrições até o dia 15 de setembro e premiará sete produtoras, com R$ 100 mil cada, pela qualidade da produção, aferida a partir do desempenho dos filmes no circuito de festivais nacionais e internacionais.

Podem concorrer ao PAQ 2011 empresas brasileiras detentoras de direitos de obras premiadas por júri oficial nas categorias de melhor filme e melhor direção, ou que tenham sido exibidas na principal mostra competitiva dos festivais e seus congêneres. Serão considerados apenas filmes lançados comercialmente no circuito brasileiro de salas de exibição no ano de 2009.

Os recursos do PAQ devem ser destinados obrigatoriamente à execução de projetos de desenvolvimento de obras cinematográficas, nos gêneros ficção, animação, documentário ou ensaio experimental.

O Programa de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro é um mecanismo de fomento à indústria cinematográfica nacional, que concede apoio financeiro às empresas produtoras em razão da premiação ou indicação de longas-metragens brasileiros, de produção independente, em festivais nacionais e internacionais.

Confira aqui o edital e a ficha de inscrição.

Prêmio Adicional de Renda

Produtoras, distribuidoras e exibidoras de filmes nacionais poderão se inscrever, até 19 de setembro, no edital do Prêmio Adicional de Renda – PAR 20011, que terá um total de R$ 6,5 milhões em recursos.

O objetivo da premiação, criada em 2005, é estimular o diálogo da cinematografia nacional com o seu público, premiando as empresas de acordo com o desempenho comercial dos filmes brasileiros no mercado de salas de exibição do País. Os recursos obtidos com a premiação devem ser obrigatoriamente aplicados no desenvolvimento de novos projetos, de acordo com o segmento de atuação da empresa contemplada.

Para a participação de empresas produtoras e distribuidoras, serão consideradas as obras de longa-metragem de produção independente cujo lançamento no circuito comercial tenha ocorrido entre entre 1º de dezembro de 2009 e 30 de novembro de 2010. Já para as empresas exibidoras (cinemas de uma ou duas salas) serão considerados os filmes nacionais exibidos entre dia 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010. Os exibidores também devem ter cumprido a Cota de Tela determinada para o ano de 2010.

Confira aqui o edital e a ficha de inscrição.