×

Cultura

Ancine apoia presença de 14 filmes em seis eventos internacionais em abril

A ANCINE está apoiando, durante o mês de abril, a participação de 14 obras audiovisuais brasileiras em cinco festivais internacionais. A ajuda vem do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais que concede auxílios diversos dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia.

Dando início às participações de abril, entre os dias 6 e 15 do mesmo mês, ocorre a 35ª edição do Festival Internacional de Cinema do Uruguai, o FCIU. O evento conta com a participação de “Pendular”, de Júlia Murat, na Competição Internacional; e “A cidade do futuro”, de Cláudio Marques e Marilia Hughes, na Competição Novos Realizadores.

O filme de Cláudio Marques e Marilia Hughes também receberá apoio para participar do BAFICI – Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, que acontece de 19 a 30 de abril. “A cidade do futuro” participa da Mostra Competitiva Latino-americana. Na competição principal do festival o apoio da ANCINE vai para “Meu corpo é político”, de Alice Riff. O documentário coproduzido por Brasil, Argentina e Palestina, “Los territorios”, de Iván Granovsky, recebe auxílio para participar da Competição Argentina do evento, enquanto “Arábia” de Affonso Uchôa e João Dumans, confirma presença na Competição Internacional.

Encerrando os apoios para as mostras do BAFICI, “Lilith's Awakening”, de Monica Demes, aparece na programação da mostra competitiva Vanguarda & Gênero. Ainda na Argentina, quatro projetos brasileiros participam também com o apoio da ANCINE do Buenos Aires Lab, evento que acontece dentro da programação do evento entre os dias 20 e 23 de abril: “No coração do mundo”, de Maurílio Martins e Gabriel Martins; “A sombra do pai”, de Gabriela Amaral Almeida; “Bicha morta”, de Felipe Augusto de Santo; e “Encontro deus na madrugada”, de Marcela Bordin e Bruno Carboni.

O Visions du Réel, festival internacional de documentários da Suíça, tem início no dia 21 e vai até 29 de abril, com a participação de “Kappa Crucis”, de João Borges, na Competição Internacional de Curtas-Metragens; “Meu corpo é político”, de Alice Riff, na mostra Regard Neuf; e a coprodução Brasil-Taiwan “Navios de terra”, de Simone Cortezão, na Competição Internacional de Longas-Metragens. Na seção do evento dedicada a projetos de documentários em fase de finalização e pós-produção, o Visions du Réel – Docs in Progress, o Brasil é representado por “Piripkura”, de Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge, que segue para a Suíça com o apoio do Programa da ANCINE.

Outro festival de documentários que contará com participação brasileira apoiada pela agência é o Hot Docs. O festival internacional de documentários do Canadá acontece entre 27 de abril e 7 de maio receberá “Divinas divas”, de Leandra Leal, na mostra Singular Sensations da Seleção Oficial.

Saiba mais sobre o funcionamento do Programa:

O Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais concede subsídios diversos a projetos audiovisuais convidados para 35 laboratórios ou workshops no exterior e a filmes oficialmente convidados para 95 festivais internacionais. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.