Programa da Agência ajuda a viabilizar a participação de 14 obras
Nove longas e cinco curtas-metragens brasileiros participam até o fim de outubro de cinco festivais internacionais com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE, que contempla filmes oficialmente convidados a participar de 80 festivais internacionais e projetos audiovisuais convidados para 27 laboratórios ou workshops ao redor do mundo.
Dois prestigiados festivais europeus com foco no cinema documentário programaram obras nacionais em suas seleções oficiais. No DocLisboa, que acontece de 16 a 26 de outubro na capital portuguesa, o filme “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós, vencedor do último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é o nosso representante na Competição Internacional de Longas-Metragens. Já no DOKLeipzig, de 27 de outubro a 2 de novembro, na Alemanha, o documentário “Dominguinhos”, de Joaquim Castro, Mariana Aydar, Eduardo Nazarian foi selecionado para o Programa Internacional Documentário e o curta de animação “Castillo y el Armado”, de Pedro Harres, terá exibição no Programa Internacional de Animação. As três obras contam com a ajuda do programa da Agência.
Nosso cinema também terá uma extensa participação na 9ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roma, de 16 a 25 de outubro, na Itália. Os longas-metragens “Quando eu era vivo”, de Marco Dutra, na seção Mondo Genere; “Obra”, de Gregorio Graziosi, na mostra Cinema D'Oggi; e “Já visto jamais visto”, de Andrea Tonacci, na seção Wired Next Cinema, vão ao festival contemplados pelo Programa de Apoio.
Os três filmes, além de “Ato, atalho e vento”, de Marcelo Masagão, também programado para a seção Wired Next Cinema, foram assistidos pelo diretor artístido do festival, Marco Müller, na 6ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da ANCINE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
O Festival Chicago Children, dedicado ao público infanto-juvenil, que começa no dia 24 de outubro, receberá quatro curtas e um longa-metragem com o suporte do programa da ANCINE. Distribuídos em diversas mostras do evento estarão os curtas “Marina não vai a praia”, de Cássio Pereira dos Santos; “UbatubaSat – Uma Jornada de Conhecimento”, de Daniela Gross; “Pierre e a Mochila”, de Iuli Gerbase; e “Guida”, de Rosana Urber; além do longa-metragem “Minhocas”, de Paolo Conti e Arthur Nunes.
Já nas mostras competitivas do Festival de Cinema de Bogotá, que acontece na Colômbia entre os dias 22 e 30 de outubro, serão três os longas-metragens brasileiros apoiados pela Agência: “Romance Policial”, de Jorge Durán, na Competição Internacional Principal; e “Terráqueos – Vestígios de Uma Era Digital”, de Frederico Ruas, e “O Prólogo”, de Gabriel F. Marinho, que disputam os prêmios da Competição Documentário Social.
Saiba mais sobre o Programa de Apoio da ANCINE
O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com quatro categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – confecção de cópia legendada e envio de cópia; e D – envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. O programa contempla os filmes oficialmente convidados a participar de um dos 80 festivais internacionais e os projetos audiovisuais convidados para um dos 27 laboratórios ou workshops internacionais incluídos em uma lista aprovada pela Diretoria Colegiada da ANCINE. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.
