Cinco festivais europeus de cinema receberão nos próximos dias filmes brasileiros de curta e longa-metragem com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE. O programa faz parte da política da Agência para a promoção do cinema nacional no mercado exterior e concede apoios diversos a filmes oficialmente selecionados para 90 eventos internacionais e a projetos participantes de 31 laboratórios e workshops no exterior.
O programa da ANCINE está apoiando a presença na Alemanha do curta “A mudança”, de Erick Ricco, selecionado para a competição do Festival Internacional de Curtas-metragens de Hamburgo, que vai de 9 a 15 de junho. Ainda no país, mas em Munique, de 25 de junho a 4 de julho, o Festival de Cinema de Munique recebe três filmes apoiados pela ANCINE: os longas-metragens “Permanência”, de Leonardo Lacca; “O fim de uma era”, de Bruno Safadi e Ricardo Pretti; e “Prometo um dia deixar essa cidade”, de Daniel Aragão.
Outro evento que vai receber filmes brasileiros com o apoio da ANCINE em junho é o tradicional Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, o mais importante evento mundial dedicado à animação, que acontece de 15 a 20 de junho, na França. O curta-metragem “Guida”, de Rosana Urbes, é o nosso representante na mostra competitiva do evento. Outro curta-metragem contemplado pelo Programa de Apoio da ANCINE foi “Edifício Tatuapé Mahal”, de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum, que compete no Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, de 17 a 28 de junho, na Escócia.
Finalizando a lista, para o Festival Internacional de Cinema de Huesca, na Espanha, também seguem três obras de curta-metragem com o apoio da ANCINE para mostras competitivas: “Luva de ouro”, de Iván Rocha; “Tereza”, de Mauricio Baggio; e “E o amor foi se tornando cada dia mais distante”, de Alexander de Moraes.
Saiba mais sobre o Programa de Apoio da ANCINE
O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A – concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; e C – envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa.
O programa contempla os filmes oficialmente convidados a participar de um dos 90 festivais internacionais e os projetos audiovisuais convidados para um dos 31 laboratórios ou workshops internacionais incluídos em uma lista aprovada pela Diretoria Colegiada da ANCINE. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.