A final da Série D está definida. Depois de uma trajetória de superação ao longo do torneio, Anápolis-GO e Retrô-PE vão brigar pelo inédito título da competição. Mesmo fora de casa, os times se sobressaíram contra Maringá-PR e Itabaiana-SE, respectivamente, nesse domingo (15), em disputas por pênaltis e fizeram a alegria de suas torcidas.
Eliminados, Itabaiana-SE e Maringá-PR se despediram da Série D com o objetivo maior concluído: o acesso à Série C de 2025.
O campeão será coroado após duas partidas. O duelo de volta será na casa dos pernambucanos, que apresentam uma campanha melhor em relação aos goianos. As datas-base dos confrontos são 22 e 29 de setembro.
Fênix de Camaragibe na decisão
No embate entre Itabaiana e Retrô, no Etelvino Mendonça, em Itabaiana (SE), o cenário indicava uma classificação do Tremendão da Serra. Vindo da vitória por 1 a 0 em Pernambuco, a equipe sergipana recebeu o jogo decisivo em casa e tinha a seu favor o 100% de aproveitamento contra a Fênix de Camaragibe nesta Série D.
Mas o Retrô se mostrou valente no decorrer do campeonato. Classificou-se sempre nos pênaltis, e não poderia ser diferente diante do Itabaiana. O time devolveu o placar de 1 a 0 no tempo normal, com gol de Giva, e prevaleceu nas penalidades por 5 a 4. O goleiro Darley foi decisivo e defendeu duas cobranças.
Galo da Comarca na final
Empatados em 1 a 1 no Jonas Duarte, em Anápolis (GO), Maringá-PR e Anápolis-GO precisavam da vitória para avançar nos 90 minutos, no Willie Davids, na cidade de Maringá (PR). Porém, o placar permaneceu inalterado durante o tempo normal, e a decisão foi para os pênaltis.
Na marca da cal, o Galo da Comarca não se abateu com a pressão da torcida adversária e foi preciso em todas as cobranças, enquanto o Dogão teve Dheimison, do Anápolis, como algoz de seu sonho de título.
Fonte: CBF