A medida se estende até o dia 30 de abril de 2018
A Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu que as captações de água da bacia do Rio São Francisco deverão permanecer suspensas todas as quartas-feiras.
A medida, que se estende até o dia 30 de abril de 2018, é um adicional para preservar os estoques de água nos reservatórios que armazenam a água do Velho Chico.
Segundo a resolução, denominada Dia do Rio, publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial da União, a medida pode ser prorrogada caso haja atraso no início do período de chuvas na bacia do Velho Chico.
Somente será permitido o uso para o consumo humano e dessedentação animal. Para usos industrias e de mineração, a medida determina a suspensão para casos que tem a captação de até 13 horas por dia.
O não cumprimento da medida será considerado infração e sofrerá a aplicação das penalidades previstas, incluindo embargo, lacre e apreensão de equipamentos, além da aplicação de multas.
Desde o início de junho deste ano, a vazão média diária autorizada pela ANA nos reservatórios de Sobradinho e Xingó é da ordem de 600 m³/s, o menor patamar já praticado.
