Ampliação de atendimento reduz filas no CadÚnico
A ampliação no atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família em Maceió reduziu significantemente as filas na sede da Coordenação do Cadastro Único para Programas Sociais, localizado no bairro do Poço. Além do horário de funcionamento – que passou a ser realizado até às 17h -, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) disponibiliza dez pontos de atendimento para a população da capital alagoana.
A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, explica que a ampliação dos pontos e horários de atendimentos foi possível após a contratação de mais de 400 profissionais através do Processo Seletivo Simplificado.
“Por meio do processo seletivo nós conseguimos atender uma demanda antiga da Semas, que era a ampliação do atendimento do CadÚnico/Bolsa Família. Nós temos mais de 130 mil famílias inseridas no CadÚnico e elas precisam ter prioridade no atendimento. Desde agosto conseguimos ampliar o horário até às 17h e ainda levar o atendimento para sete Cras [Centro de Referência de Assistência Social]. Nossa intenção é que todos os 15 Cras possam reforçar este trabalho, junto com as duas Unidades Descentralizadas e a sede do CadÚnico/Bolsa Família”, destacou a gestora.
Pensando ainda na otimização do serviço à população, a coordenação do CadÚnico em Maceió dividiu a distribuição de fichas de atendimento em dois turnos – na sede do programa -, são 300 fichas no período da manhã e mais 100 no período da tarde. “A nossa intenção é que as pessoas não precisem chegar cedo, nem enfrentar grandes filas para conseguir atendimento. As famílias têm a opção de ser atendidas no período da manhã ou da tarde. Desde a ampliação dos pontos e horários de atendimento, estamos registrando uma redução significativa na fila para atendimento. Para se ter ideia, nesta sexta-feira (9), às 9h, só haviam seis pessoas para atendimento, as demais já haviam recebido atendimento. Estamos muito felizes com o resultado positivo”, reforçou Stephanie Cavalcanti, coordenadora do CadÚnico em Maceió.
Além da sede do CadÚnico, localizado na Rua Barão de Atalaia,753, Poço, a população de Maceió pode procurar atendimento dos programas sociais nas duas Unidades Descentralizadas do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família no Prado – Avenida Amazonas, número 90, bairro Prado (em frente à Praça da Faculdade) – e no bairro Benedito Bentes – Quadra P, sem número, Conjunto Residencial Selma Bandeira (na segunda rua à esquerda, após a Base Comunitária da Polícia Militar).
Já as famílias que moram nos bairros Cidade Universitária, Pitanguinha, Jacintinho, Santos Dumont, Benedito Bentes e Bebedouro podem procurar atendimento nos Postos Descentralizados no Cras cujo bairro é referenciado.
Confira os endereços:
Cras Denisson Menezes – na Avenida Alice Caroline, número 43, Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, Village Campestre II;
Cras Pitanguinha – na Rua Cônego Tobias, sem número, Pitanguinha;
Cras Sônia Sampaio – Rua Jarbas Andrade, número 119, COHAB, Jacintinho.
Cras Terezinha Normande – Rua Jose Jorge de M. Gonçalves, s/n Conj. José da Silva Peixoto – Jacintinho;
Cras Santos Dumont – Rua Roldão de Siqueira Fortes, 710 – Santos Dumont, Maceió-AL (Antiga Choparia / Corredor de ônibus);
Cras Cidade Sorriso – Conjunto Residencial Cidade Sorriso I (Verdejantes II) Benedito Bentes;
Cras Bebedouro – Rua Marquês de Abrantes s/n Bebedouro (Antiga Granja).
