×

Alagoas

Amgesp institui comissão especial de combate à fraude e corrupção

A Agência de Modernização da Gestão de Processos foi o órgão pioneiro, no Estado de Alagoas, na criação de uma comissão especial de combate à fraude e à corrupção formada por servidores da agência, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, em 6 de dezembro de 2016.

A comissão vai implantar ações seguindo as diretrizes do manual Tribunal de Contas da União. De acordo com o diretor presidente Wagner Morais, a atual gestão “é pautada no comprometimento com a ética, celeridade, legalidade, eficiência, moralidade e transparência nos processos executados pela agência, com a finalidade de contribuir no desenvolvimento de Alagoas”.

O Tribunal de Contas da União lançou no dia 30 de novembro o manual Referencial de Combate à fraude e à Corrupção, onde o conteúdo trata sobre cinco mecanismos para combater essas práticas: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento.

Entre outras diretrizes, o manual contextualiza que é necessário que se trabalhe visando uma melhoria na qualidade na governança; sobretudo, a gestão pública, para se reduzir os níveis de fraude e corrupção para patamares de países desenvolvidos.

A Agência de Modernização de Gestão de Processos chancela a ação e trabalha na linha de Governo Renan Filho, que é o compromisso com a ética, transparência administrativa e proximidade com a sociedade, além da obediência aos princípios constitucionais insculpidos no art. 37 da Constituição Federal.