O Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco Maria Creuza de Brito Figueiredo (antigo Follow-up), órgão vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), já prestou 10.657 atendimentos de janeiro a setembro de 2024. Na unidade ambulatorial existem diversos especialistas para atender as crianças até os dois anos de vida, que nasceram prematuras na maternidade de alto risco.
As áreas que mais realizaram atendimentos foram a Pediatria e a Fisioterapia, sendo 2.148 consultas com os médicos pediatras e 2.265 atendimentos com fisioterapeutas. O ambulatório conta também com vários especialistas como geneticista, cirurgião pediátrico, neurologista, neonatologista, cardiologista, oftalmologista, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiro e nutricionista.
De acordo com a gerente do Ambulatório, Glória Barros, o serviço prestado na unidade é completo e muito importante, pois oferece em um único lugar toda a assistência multidisciplinar que o bebê necessita. “As crianças prematuras quando saem da maternidade são encaminhadas para o ambulatório, onde é prestado o primeiro atendimento com o pediatra, e geralmente elas são encaminhadas ao setor de fisioterapia”, explicou.
O trabalho tem sido elogiado por quem o utiliza. A filha de Liliane Costa nasceu prematura na MNSL e fez o tratamento durante um ano e oito meses no Ambulatório de Seguimento. “Gostei muito, tudo era bem organizado. Minha filha passou por vários especialistas e excelentes profissionais. Até queria que ela ficasse mais tempo lá, mas não havia mais necessidade. Graças a Deus a minha filha está bem”, exaltou.
Agência Sergipe