Os ambulantes credenciados no São João Massayó de 2024 foram certificados no curso de Boas Práticas para atuar na edição deste ano. Os participantes foram divididos em seis turmas, matutinas e vespertinas, durante os dias 12, 13 e 14 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc).
Participaram da formação, 500 ambulantes sorteados na última sexta-feira (7), que atuarão nas partes externas e internas dos eventos em Jaraguá e Benedito Bentes, além dos donos de Food Trucks da praça de alimentação do polo Jaraguá.
Eles receberam instruções sobre manipulação de alimentos e segurança sanitária, legislação específica e orientações de atendimento ao consumidor, combate ao trabalho infantil e proibição de venda de bebidas para menores de idade e limpeza, descarte do lixo e lixo reciclável.
O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, afirmou que a capacitação e certificação dos credenciados é essencial para o trabalho posterior das equipes de fiscais de posturas. “Durante o curso, explicamos tudo o que é permitido e proibido durante o evento. Isso facilita o trabalho da fiscalização durante o São João, além de capacitar os ambulantes para que eles consigam entregar um serviço de qualidade aos clientes”, explicou Marinho.
Luciana Santos é uma das donas de Food Truck que atuará na praça de alimentação de Jaraguá e comemora a certificação para trabalhar no evento. “Gostei demais de participar desse curso de capacitação de boas práticas. Foi uma experiência muito importante, porque a gente não só aprende, como também aumenta os conhecimentos sobre o que pode e não pode fazer. Eu fiz uma série de perguntas, tirei minhas dúvidas em relação à instalação, horários e algumas outras regras. Eu espero que esse ano seja melhor que o ano passado, que já foi muito bom”, disse a empreendedora.
A ambulante Erigleicy Alves vai vender comidas e bebidas em Jaraguá pelo segundo ano consecutivo. “Participei da capacitação ano passado, mas neste ano o curso foi bem mais completo. A gente vai pegando dicas, aprendendo muita coisa com o Procon e a Vigilância Sanitária, entendendo melhor como funciona as normas dos ambulantes com o pessoal da Semsc. Isso é maravilhoso para que possamos trabalhar seguindo tudo corretamente”, comemorou.
Entrega dos Alvarás
Os Alvarás de Autorização, junto com os crachás de identificação, serão entregues aos ambulantes nos dias 20 e 21 de junho pela equipe da Semsc, em Jaraguá. O Alvará é um documento pessoal e intransferível e o ambulante deve portá-lo durante todo o evento.
A montagem das barracas no polo Jaraguá começa no dia 21 de junho. Em 28 de junho, será iniciada a montagem no polo do Benedito Bentes.
Por Secom – Maceió