Derivan Thomaz criticou falta de compromisso do executivo municipal
O vereador Derivan Thomaz (PMDB) declarou em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) que a ambulância do povoado Tabuleiro dos Negros, localizado na zona rural do município de Penedo, está há quase 60 dias sem funcionar.
De acordo com o parlamentar, a ambulância foi levada do povoado para ser submetida a uma revisão mecânica há quase dois meses. O edil disse ainda que os moradores da comunidade remanescente quilombola vem sofrendo com a ausência da ambulância no povoado, fato esse que dificulta e até impossibilita o transporte de doentes para a Unidade de Emergência Antônio de Jesus, em Penedo.
“A ambulância do Povoado Tabuleiro dos Negros saiu para uma revisão e está a 60 dias sem prestar o serviço naquela comunidade remanescente quilombola. Se nós temos, eles também tem todos os direitos e ainda mais que as comunidades normais, mas não estão sendo preservados. Isso é triste para a nossa cidade, é triste para o nosso povo, nossos profissionais, pra todos aqueles que precisam do serviço de saúde”, declarou o entrevistado.
Salários dos servidores da Unidade de Emergência estão atrasados
Segundo Derivan Thomaz, os salários dos servidores da saúde que atuam na Unidade de Emergência de Penedo estão atrasados. O vereador disse que um dos funcionários da unidade de saúde se acidentou no último final de semana e ainda não teve condições de dar entrada no conserto do veículo pelo fato do seu salário está atrasado.
“Tem pessoas com cartão de crédito atrasado, suas famílias atrasando escola e sem poder comprar nenhum medicamento por conta desse atraso injustificado. Dizem que o recurso a ser pago é do Estado, e o Estado está mandando antecipado. Cometeram uma mentira anteriormente dizendo que não estava sendo repassado, foi desmentido, e hoje se está sendo repassado categoricamente nas datas previstas não estão dando prioridade a Unidade de Emergência e nem a sociedade penedense que usufrui daquela unidade”, complementou o vereador.
O parlamentar disse também que na semana passada foi liberado o salário de alguns médicos. O vereador acredita que isso aconteceu pelo fato de ter se espalhado na cidade um boato de que os médicos paralisariam as atividades.
Vereador criticou a falta de reparos nas estradas que dão acesso aos povoados
Outra denúncia do vereador Derivan Thomaz foi quanto à questão das más condições das estradas que dão acesso aos povoados de Penedo. Devido as fortes chuvas que caíram na região do Baixo São Francisco, no começo do mês de agosto, os povoados Marituba do Peixe e Riacho do Pedro tiveram problemas.
“Há mais ou menos 20 dias a gente já vem cobrando por requerimento que se realize pelo menos a manutenção das estradas. Houve uma chuva forte e o povoado Marituba do Peixe e o povoado Riacho do Pedro tiveram problemas. Resolveram uma parte. A máquina foi para uma festa em um outro povoado próximo e não enxergaram Marituba do Peixe, pularam”, acrescentou o edil.
O vereador aproveitou para agradecer o apoio do prefeito de Piaçabuçu, Dalmo Júnior, e ao deputado Joãozinho Pereira, que segundo ele, disponibilizaram uma máquina para fazer o serviço na estrada que dá acesso ao povoado e também à terraplanagem de um campo.
“O ano passado foram realizados vários mutirões e neste ano não houve nenhum”
Derivan cobrou também do chefe do executivo municipal a continuação do projeto 028/2010 que foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Penedo e previa, entre outras coisas, a distribuição de óculos. Para ele, o projeto precisa ser tratado com mais seriedade durante o ano inteiro e não apenas em período eleitoral.
“O ano passado foram realizados vários mutirões e neste ano não houve nenhum. Porque o serviço foi interrompido se é um serviço de continuidade?”, indagou o parlamentar acrescentando que algumas pessoas foram tentar se inscrever no programa para receber um óculos na Secretaria de Assistência Social e lá foram informadas de que no momento não estavam fazendo esse tipo de solicitação.
