A Associação dos Municípios Alagoanos -AMA- foi sede para o lançamento, em parceria com o Sebrae do XII Prêmio Sebrae de Prefeitura Empreendedora.
Desde 2001, o prêmio destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora está dividido em até 10 categorias: simplificação e fomento do empreendedor, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreendedora e governança governamental. As inscrições já estão abertas.
Depois de inscritos, os projetos passam por processo de avaliação que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional. Em 2022, pela primeira vez na história, um município alagoano venceu a etapa nacional, com um amplo projeto de transformação social e econômica. O prefeito Renato Filho destacou, durante o lançamento, que Alagoas tem inúmeros gestores bem avaliados e que são fortes concorrentes ao prêmio pelos processos transformadores que estão executando.
O presidente Hugo Wanderley, mais uma vez ,aplaudiu a iniciativa e disse que é nos pequenos negócios que está a base da economia. “Estimular o prêmio é estimular o desenvolvimento, a competitividade,” acrescentou o Wanderley.
“Esse prêmio é o reconhecimento de boas práticas, de agendas que são ligadas ao empreendedorismo. Falar de empreendedorismo diretamente com prefeitos é muito importante para o Sebrae, pois eles são capazes de, com a gestão da sua equipe, transformar a realidade do seu povo, de sua gente”, destacou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Juliana Almeida.
O Superintendente Vinícius Lages, espera que , nesta edição, prefeitos apresentem suas boas práticas voltadas para o desenvolvimento econômico que centra nos pequenos negócios oportunidade de gerar emprego, renda e dinamizar economia local.
O diretor técnico Keyler Lima e a gerente de Políticas Públicas, Renata Fonseca, também participaram do evento. O edital do prêmio foi apresentado pela analista Tatiana Eigler que coordena a equipe de difusão.