A evolução da comunicação social, principalmente no quesito assessoria de imprensa, tem aberto novos postos de trabalho em prefeituras de Alagoas. A relação imprensa x gestores está sendo valorizada e estimulada pela Gerência de Comunicação da Associação dos Municípios Alagoanos que vê como importante a presença do profissional nas cidades.
Para melhorar a qualidade do trabalho que está sendo executado, a AMA está oferecendo um curso de Assessoria de Imprensa para jornalistas e profissionais que atuem na área com a professora Silvia Falcão, do curso de Jornalismo e Pós-Graduação do Cesmac. O presidente da entidade Jorge Dantas entende como “fundamental e importante” o trabalho da assessoria e acredita que, com esse curso, os jornalistas terão uma nova visão do moderno jornalismo, processos de gestão de crise e utilização correta das ferramentas de comunicação.
A professora Silvia Falcao irá discutir como o profissional articula suas funções com as outras áreas da comunicação, de forma integrada. Também irá oferecer visão ampla sobre seu campo de atuação, ética e relacionamento com o assessorado e com grupos de poder (político, econômico e imprensa), além de identificar o perfil exigido para o exercício desta atividade na atualidade.
O curso será dia 31 de julho, nos dois horários (iniciando às 8h), na sede da AMA. As inscrições são gratuitas para dois profissionais por município, é só enviar um ofício da prefeitura com os dados dos profissionais (nome, cargo, email, telefone, CPF e RG). Quando as vagas para os municípios se esgotarem o curso será aberto para outros profissionais no valor de R$150.
CONTEÚDO
Comunicação pública
Como fazer comunicação integrada.
Como fazer uma assessoria estratégica.
A estrutura do setor de comunicação.
Assessoria de imprensa.
As atribuições de uma assessoria.
Como ter ascendência sobre o assessorado.
Relacionamento com a mídia
Como se relacionar com os profissionais da mídia.
Releases produção e distribuição.
Como emplacar pautas com sucesso.
Sistemas de clipping e mailing.
Avaliação e mensuração de resultados de divulgação
Como estruturar a comunicação interna
Jornal, mural, intranet e outras mídias
As mídias próprias em órgãos públicos
Conteúdos para a internet e redes sociais.
As ações da comunicação com os servidores.
Mídia training
Como treinar as fontes.
O papel do assessor no treinamento contínuo.
Guia prático para orientar as fontes.
Vídeo sobre as relações com a mídia.
Gestão de crise
Como prevenir e agir em situações de crise na mídia.
Como estruturar planos de contingências.
O que fazer antes, durante e depois de uma crise.
Vídeo sobre como prevenir crises na imprensa.
