×

Alagoas

AMA informa procedimentos para decreto de emergência

As chuvas que já castigaram vários estados chegaram a alguns municípios alagoanos provocando muitos estragos. Para informar os casos mais graves à Defesa Civil Estadual e Nacional, os prefeitos devem encaminhar para a AMA ou diretamente para Defesa Civil, com até 12 horas da ocorrência, o documento chamado “Notificação Preliminar de Desastre”-(NOPRED), onde deve constar o número de casas desabadas, pessoas desabrigadas e fotos dos estragos.

Se for necessário, posteriormente decretar situação de emergência, é preciso preencher o formulário de avaliação de danos (AVADAN), para que o Estado homologue o decreto de situação de emergência.

A notificação é necessária para que os desastres sejam reconhecidos e os municípios atingidos possam receber recursos para recuperação.