×

Alagoas

AMA encerra Feira dos Municípios com sucesso absoluto

Há 35 anos ele se fantasia, se pinta e se transforma em cultura viva de Alagoas. O Nêgo Duda da Gaita representa Quebrangulo e carrega nos 25 kg da sua fantasia – este ano denominada Olhos do Dragão – a esperança de perpetuar a cultura do seu município. Foi com esse tipo de diversidade que durante os dias 22 e 25 de janeiro, todos os municípios estiveram representados no Centro de Convenções, pela sua arte, folclore e belezas naturais.

A Feira dos Municípios, organizada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Consultoria a Municípios (Ibcom), realizou sua 9ª edição, e mais uma vez foi uma grande vitrine para os negócios dos pequenos artesãos, além de ter sido classificada pelos mais de 50 mil visitantes como o maior palco cultural de Alagoas. Apresentaram-se mais de 50 grupos folclóricos, cerca de 20 bandas de fanfarras e diversos músicos locais.

Para o casal do Rio Grande do Sul, Isabel e Amaury Gomes, o evento deu a oportunidade de conhecer toda cultura local, através do artesanato, culinária e apresentações culturais. “Me sinto em casa. O povo alagoano é criativo, simpático, prestativo e trabalhador”, afirmou Isabel. “Gostaríamos de ter feiras como essas em Porto Alegre”, completou o marido Amaury Gomes.

A expectativa dos organizadores é que a movimentação financeira gire em torno de R$300 mil entre vendas e futuros contatos que são realizados após a Feira. Claudemir Moreira Silva, secretário de Cultura de Inhapi, garantiu que as vendas superaram as expectativas. “Esse ano nos preparamos mais que o ano passado. Com o passar do tempo sabemos o que podemos trazer para Feira”, afirmou. O principal objetivo do município é divulgar a festa do carro de boi em julho. No terceiro dia do evento, o Secretário de Turismo de Pão de Açúcar, Cacau Machado, afirmou que só restava um terço das esculturas rústicas de madeiras fabricadas na Ilha do Ferro.

Eleita na noite deste domingo, Joyce Raine de Teotônio Vilela, é a nova Musa dos Municípios. No tradicional concurso, que é realizado há 9 anos. Taíres Ferreira de Piranhas ficou em segundo lugar e Raissa Santos de Craíbas em terceiro. Todas representando a beleza das mulheres alagoanas.

A II Mostra Alagoana de Gastronomia mostrou que assim como a cultura, a culinária alagoana é diversificada e para todos os gostos. O público pode aprender e degustar as receitas mais saborosas de todas as regiões do estado através de aulas com chefs renomados.

Mais sucesso

Este ano, o projeto Caldeirão de Letras teve sua segunda edição e confirmou o sucesso marcando o evento no calendário da rede municipal de ensino. A gincana de soletração teve o vencedor de Rio Largo, o estudante Tácio Valmir do 8º ano. O segundo ficou com Jéssica Laurantino, aluna de Paulo Jacinto, e o terceiro com Ana Cleide Barbosa, aluna de Ibateguara. O Caldeirão é uma iniciativa da AMA e a Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) percebeu a importância do projeto patrocinou o evento.

Para consolidar o conhecimento técnico das prefeituras, o III Congresso dos Municípios foi realizado durante dois dias, paralelo à Feira dos Municípios. O objetivo do congresso é levar fóruns de discussões sobre os mais variados temas ligados à gestão pública dos municípios, além de palestras técnicas sobre temas específicos. “Durante toda a minha gestão na AMA, investi em capacitação técnica para os servidores municipais. O Congresso dos Municípios é mais uma oportunidade de discutir temas que irão auxiliar na gestão pública municipal”, afirmou o presidente da AMA, Jorge Dantas.