A proposta de um fórum para discutir a Reforma Política entre prefeitos e veradores é o primeiro passo conjunto entre AMA e Uveal. Uma reunião entre o presidente Abrahão Moura e o vice, Palmery Neto e vários presidentes de Câmaras deu o pontapé inicial para o encontro que pode acontecer ainda este ano.
As mudanças que já foram aprovadas pela Comissão de Reforma Política do Senado tratam do fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Pela proposta, os mandatos para esses cargos passariam a ser de cinco anos. Os senadores também aprovaram a manutenção do voto obrigatório. Outra comissão, da Câmara, também discutirá propostas para a reforma do sistema político brasileiro.
Se for aprovada pelo Congresso, o fim da reeleição não terá validade para os atuais governantes, que poderão disputar a reeleição. A mudança só entraria em vigor para os eleitos a partir de 2014.
Outro tema analisado pelos senadores foi a proposta de acabar com o voto obrigatório nas eleições. Os integrantes da Comissão da Reforma Política decidiram manter o sistema do voto atual no país, mesmo com parte do colegiado favorável ao voto facultativo.