×

Alagoas

AMA e UVEAL solicitam audiência com o governador

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e União dos Vereadores do Estado de Alagoas (Uveal) solicitaram uma audiência com o governador para discutir a inclusão das entidades no Conselho Estadual de Segurança (Conseg). A discussão teve inicio após uma sessão na Assembleia Legislativa (ALE), onde o deputado estadual Ricardo Nezinho (PT do B) cobrou do Executivo a participação destas entidades no Conselho. Atualmente 13 representantes formam o colegiado. O parlamentar destacou a importância das duas entidades no cenário sócio-político do Estado.

Para justificar seu posicionamento ele informou que o Conseg é formado pelo Tribunal de Justiça do Estado, da Procuradoria-Geral do Estado, da Procuradoria-Geral de Justiça, da Delegacia-Geral da Polícia Civil, do Comando-Geral da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas, da Assembleia Legislativa, do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, da Defensoria Pública, da Secretaria de Estado de Defesa Social e de representantes do governo do Estado. “E nessa composição percebemos que está faltando duas entidades fundamentais para que realmente se possa discutir cada vez mais a questão da segurança pública do Estado. Uma é a AMA e a outra é Uveal”, disse o parlamentar.

Ele justifica a importância da AMA observando que a entidade representa os 102 municípios alagoanos. “Muitos municípios estão realizando fóruns de discussão sobre a questão da segurança, acho que é um representante muito importante para fazer parte do Conseg”, informou Nezinho, acrescentando que, assim como a AMA tem grande representatividade, a Uveal, que comporta 942 vereadores é de grande importância para ter acento no Conseg. “Cada vereador desse, queira ou não queira, é um representante da sua cidade que conhece muito bem o que está acontecendo no seu município”, defendeu o parlamentar.