Parceria vai formar coordenadores municipais de Defesa Civil
Alagoas poderá ser o primeiro Estado a fazer prevenção contra os efeitos da Seca. A proposta da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) foi adotada pelo Estado, a ideia é formalizar um convênio entre as entidades para montar uma equipe de trabalho que possa qualificar e capacitar as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. Uma reunião nesta quinta-feira (02), entre o Secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo, o Major Sandro da Defesa Civil Estadual, o presidente e o superintendente da AMA, Marcelo Beltrão e Alexandre Ayres -respectivamente -, definiu a parceria.
As equipes técnicas da Defesa Civil Estadual e da AMA irão formalizar uma minuta do convênio para ser assinada pelo Governador Teotonio Vilela e o presidente da AMA. Este documento definirá o plano de trabalho das equipes e como será feito o atendimento aos 102 municípios. “As equipes terão um diálogo aberto e franco para tirar as dúvidas de como criar e institucionalizar as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil”, afirmou o secretário de Estado.
Após assinado o convênio, uma equipe da Defesa Civil Estadual visitará a AMA, semanalmente, para esclarecer as principais dúvidas dos municípios. As atividades serão inteiramente técnicas com cursos, capacitações e cartilhas que auxiliarão a formalização das Coordenadorias Municipais, enfatizando seu trabalho preventivo e contínuo. “Esse será um grande passo para o cenário nacional. O grande sonho de nós que trabalhamos na Defesa Civil é estabelecer a cultura de prevenção e trabalho integrado”, afirmou o Major Sandro, da Defesa Civil Estadual.
Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, Alagoas precisa trabalhar com a ideia de convivência com a seca e fazer um planejamento com os períodos que a estiagem atinge o estado. “A seca acontece todo o ano, se os municípios estiverem com um trabalho integrado com o Estado e uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil atuante será mais fácil pleitear recursos com antecedência”, afirmou. Margarete Bulhões, coordenadora de assuntos relacionados a Defesa Civil na AMA, reforçou a importância do convênio não apenas para os municípios que sofrem com a seca, mas também para prevenir enxurradas e outros desastres naturais.
