×

Alagoas

AMA e Defesa Civil fazem parceria para prevenção de acidentes

A previsão de um aumento de 30% no volume de chuva para os meses de fevereiro, março e abril em relação a média histórica e a proximidade do inverno fizeram com que a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) antecipasse orientações aos prefeitos. A partir desta semana, AMA e defesa Civil começam um trabalho preventivo para evitar que uma nova tragédia se repita no Estado.

“Não podemos evitar que os fenômenos naturais aconteçam, mas podemos minimizar morte, danos materiais e reduzir o número de desabrigados”, disse o presidente da AMA, Abrahão Moura. Ele acrescentou que a entidade vai ajudar no mapeamento dos municípios, principalmente os que tem histórico de desastres no período chuvoso.

Além da diretoria da AMA e prefeitos das regiões dos Vales do Mundaú e do Paraíba e Litoral, participaram da reunião representantes da Defesa Civil Estadual. A parceria também vai capacitar os agentes municipais a identificar os municípios com áreas vulneráveis e criar condições para ações rápidas de socorro a possíveis vítimas.

A idéia do presidente da AMA, Abrahão Moura é que, além de todo o mapeamento , as comissões municipais disponham de local e abrigos para atender a possíveis necessidades de deslocamento da população em caso de enchente.

Além da preocupação com enchentes, a AMA também está acompanhando a situação de emergência nos municípios do Sertão por causa da falta de chuvas. Até o dia 21, a entidade se reúne com a defesa Civil e o Exército para assegurar a manutenção da Operação Pipa.