Convidados a uma experiência inédita, dezenas de estudantes das redes públicas ou privada, além de visitantes em geral, fazem uma imersão ao Universo, em uma viagem virtual em 180 graus até Marte, através da visita ao Planetário Digital Móvel do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa).
Desenvolvida pelo Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Usina Ciência, da Universidade Federal de Alagoas (UFal), a atividade tem o objetivo de despertar e promover o estudo das ciências.
O planetário está aberto a visitas, gratuitas, todas as quartas-feiras, nos três períodos: manhã, tarde e noite, em sete sessões: 10h; 10h40; 15h; 15h40; 16h20; 20h e 20h40. O agendamento dos grupos poderá pode ser feitos pelos telefones 8878-5915 e 3342-5073 ou pelo e-mail: oagll@yahoo.com.br.
Além da visita ao planetário, o Cecite realiza diversas atividades durante todo o ano, como cursos de fundamentos astronômicos, cursos de iniciação científica, entre outras.
Visita
Na manhã desta quarta-feira (22), dezenas de estudantes do 6º ano do Colégio Santíssimo Senhor, localizado no bairro da Serraria, conheceram o Planetário e outras atividades do Centro.
De acordo com a professora de Ciências e uma das responsáveis pelas turmas, Ávila Souza, a visita faz parte do projeto Universo Criativo, promovido em parceria com a disciplina de artes, celebrando o encerramento das atividades bimestrais.
“Esta visita é muito importante e concretiza todos os conteúdos trabalhados em sala de aula. No projeto, os alunos desenvolveram foguetes com uso de garrafas pets, que foram lançados hoje, aqui no Cepa. Após as sessões, premiaremos com medalhas os três primeiros colocados, que alcançaram a maior distância nos lançamentos”, explica.
Para a estudante Giulia Vitória a experiência será inesquecível. “Primeiro tive um susto na hora do lançamento, mas depois foi divertido. Estou muito satisfeita com os resultados”, declara.