Sob a orientação da professora Edilma Messias Porto uma turma de alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino fundamental (EMEF) Professor José Antônio da Costa Melo se prepara para representar a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) na 4ª edição da Olimpíada da língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”.
Edilma Porto informou que a Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da escrita e da leitura dos alunos da rede pública de ensino. O objetivo também é promover e incentivar o uso de novas metodologias pelos professores e gestores de educação.
Na EMEF Costa Melo, explicou a professora, os alunos estão ainda participando das oficinas realizando pesquisas com os moradores mais velhos do bairro Getúlio Vargas para buscar informações sobre a localidade. “Ainda estamos na etapa de pesquisas, debates e discussões. Só depois é que iremos partir para a produção de textos”, enfatizou.
O material usado nas oficinas são livros enviados pelo MEC, como o livro do professor com textos e CDs. A olimpíada se destina aos estudantes ao 5º ao 9º ano de Ensino Fundamental. “Estamos trabalho somente com os alunos do 8º ano que devem desenvolver textos de memórias literárias”, destacou Edilma Porto, acrescentando que nas oficinas são feitos também distinção dos gêneros de textos.
O próximo passo, observou, será retomado em agosto quando os textos dos alunos serão entregues para análise a uma comissão da escola. Se aprovado será enviado para a Semed que também vai avaliar os melhores e mandar apenas um para competir com os textos das outras escolas, desta vez, incluindo a rede estadual.
Edilma Porto concluiu, salientando que neste caso da olimpíada, o que fica de bom não é fato da simples competição, mas o incentivo ao estudo e aprendizagem da língua portuguesa. “O principal objetivo do MEC é motivar a aprendizagem e o gosto pelo idioma”, avaliou, ressaltando que ela tem sentido que a turma está bastante motivada, porque esse é um processo de conquista.
