×

Sergipe

Alunos recebem ações da Brigada contra o Aedes Aegypti

Sentados no pátio e com os olhos curiosos, alunos da Escola Estadual Manoel Dionízio de Santana, no Mosqueiro, assistiram, na manhã desta segunda-feira, 25, às ações da Brigada da Educação contra o Aedes Aegypti. O evento fez parte da culminância de uma série de atividades que os estudantes já vinham realizando ao longo do ano.

Durante o mês de junho eles tiveram a Semana do Meio Ambiente, momento em que assistiram a palestras, produziram vídeos, apresentaram paródias e fizeram ações na própria comunidade, como a caminhada, panfletagem e o recolhimento de resíduos, visando acabar com os focos do mosquito. Nesta segunda-feira, 25, as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental realizaram a leitura de Literatura de Cordel produzida por elas mesmas, sempre com a temática do mosquito Aedes Aegypti. Ainda durante o evento, foi realizada a inspeção na unidade de ensino, que ganhou o Selo Verde, que significa “Escola Livre do Aedes”.

Os alunos também puderam assistir a uma apresentação teatral intitulada ‘O Grande Circo da Saúde Contra o Aedes Aegypti’, apresentada por um grupo teatral que faz parte do Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores da Secretaria de Estado da Educação (Nupi/Seed).

Conscientização

De acordo com a coordenadora Ana Flávia Virgínia de Lima, a ação da Brigada tem papel fundamental na conscientização dos alunos. “Importante porque conscientiza para que eles, no presente e no futuro, estejam atentos aos cuidados e sejam adultos mais conscientes”, disse.

A mesma opinião teve o coordenador da Brigada da Educação, Jorge Costa. “Uma ação como essa conscientiza e faz com que essas crianças levem esses conhecimentos para as suas casas”, declarou.

A professora Ananda Letícia Melo Barbosa Rebello disse acreditar que a ação da Brigada teve um bom resultado para os seus alunos. “Tudo o que eles verificam na teoria eles colocaram na prática, através da caminhada. Além disso, os conhecimentos que eles aprenderam aqui hoje poderão levar para as suas casas, para os seus pais”, afirmou.