
O plenário da Assembleia Legislativa recebeu, antes da sessão ordinária desta quinta-feira, 15, um grupo de estudantes do colégio Logos, de Palmeira dos Índios. Eles ocuparam, por alguns instantes, as cadeiras dos deputados. Os alunos participam, no próximo dia 22, do projeto desenvolvido pela Câmara dos Deputados, intitulado Câmara Mirim, quando 420 estudantes de todo o País ocuparão o plenário do Parlamento federal e desempenharão suas funções como deputados mirins, inclusive com leitura e votação de projetos, verificação de quórum e até mesmo discursos.
O deputado Edival Gaia (PSDB) recepcionou as crianças. “É um momento importante, para que os estudantes tenham os primeiros contatos com o Parlamento e conheçam o funcionamento não apenas da Assembleia, mas também o papel que tem o Legislativo para a manutenção do Estado e da democracia no País”, considerou Gaia.
A diretora do colégio Logos, Sara Cerqueira, adiantou que mais de 600 projetos de lei foram encaminhados à Câmara Federal por alunos de diversas escolas do Brasil. Destes, três foram selecionados para entrar na pauta no próximo dia 22. “Uma proposta trata da proibição do fumo próximo a crianças. Outra versa sobre o reaproveitamento das águas das chuvas e uma terceira propõe mudanças no Conselho Tutelar”, explicou Sara. Segundo ela, 23 alunos da escola localizada no interior de Alagoas, matriculados do 5º ao 9º ano, estarão em Brasília participando da sessão.
As crianças que irão participar da Câmara Mirim elaborarão pareceres contrários e favoráveis aos projetos, que serão lidos pelos alunos, da mesma forma como ocorre numa votação normal na Câmara. Haverá um presidente da Câmara Mirim e as crianças serão deputadas por um dia. Com essa oportunidade, os pequenos brasileiros começam a se familiarizar com conceitos como democracia e representação.