Alunos, professores e servidores comemoram reforma de unidades
A comunidade escolar das Escolas Estaduais Zumbi dos Palmares, em Nossa Senhora do Socorro, Armindo Guaraná, em São Cristóvão, e do Colégio Estadual Ofenísia Freire, em Aracaju, comemoraram a reforma, ampliação e modernização das unidades de ensino, entregues na tarde desta sexta-feira, 19, pelo governador Jackson Barreto.
A diretora da Zumbi dos Palmares, Ana Lúcia Lopes Santos, afirmou que a reforma não trouxe somente alegria, mas um incentivo ao estudo dos alunos. “Tenho certeza que nossos alunos vão se empenhar mais nos estudos, pois sabem que o governo está dando todo o suporte e apoio à educação”, enfatizou.
Foi o que garantiu a aluna do 6º ano do ensino fundamental, Giovane Aparecida dos Santos, 12 anos. Ela afirmou que agora se sentirá mais estimulada para estudar. “Antes a escola estava toda estragada, sem carteiras, banheiros sujos. Agora temos um ambiente limpo que dá gosto de vir para a escola. Tenho certeza que vai melhor meu aprendizado”, destacou a aluna.
A mesma opinião tem o seu colega Mateus dos Santos Ribeiro, 14 anos. Ele disse que ao ver a escola bonita e estruturada já sentiu mais vontade de estudar e de participar de todos os movimentos promovidos pela unidade de ensino.
O professor de Língua Portuguesa da Zumbi dos Palmares, Mário Jorge Lopes, afirmou que a reforma da escola é significativa para aumentar aprendizado dos alunos e, como consequência, a nota do Ideb. “A escola era totalmente precária, com banheiros danificados e insalubres, salas escuras e quentes, telhado caindo sobre nossas cabeças. A reforma causou um boom de um círculo virtuoso. Com a escola limpa o aluno também se sente obrigado a mantê-la limpa. A relação ensino aprendizado melhora significativamente ao se estudar um ambiente limpo, arejado e luminoso. Essa reforma reflete socialmente no aluno e perpassa os muros da escola”, destacou.
O aluno Ruan de Jesus Vieira leu uma carta ao governador Jackson Barreto, agradecendo a reforma da Zumbi dos Palmares. Na carta, ele dizia que a escola estava “caindo em ruínas e não tinha espaço para o ensino. Agora tudo é diferente. Entramos numa nova realidade. Temos banheiros limpos, salas arejadas, paredes pintadas e estamos prontos para estudar e melhorar a nossa aprendizagem. Tudo isso é fruto do esforço do governador e sua equipe”, ressaltou.
A representante da Umesa, Gessieli Evelyn Barbosa, agradeceu ao governador as reformas nas escolas da rede estadual e disse que estava na solenidade como “militante, estudante e negra”.
Quem também estava emocionada com a reforma da Zumbi dos Palmares, era a servidora e vizinha da escola, Morena Conceição. “Foi uma luta árdua, mas conseguimos a reforma. Nossa escola está linda para atender nossos alunos. Estou muito feliz”, comemorou.
Na Escola Armindo Guaraná, a comemoração não era menor. A aluna do 7º ano, Yasmin Ferreira Santos, 12 anos, estava encantada com a beleza da nova unidade. “Agora vamos ter gosto para estudar”, revelou. Da mesma opinião é a sua colega, Maria do Carmo da Silva Costa, 13 anos. “A escola está totalmente diferente. Nem a reconheci. Está linda. Agora vamos estudar muito mais”, garantiu.
A aluna Keroley Kaylane, 13 anos, lembrou que a Armindo Guaraná estava bastante estragada e os ambientes escuros. “Agora temos uma bela escola com ambientes agradáveis”, relatou.
A professora Vera Lúcia dos Santos disse que leciona há 19 anos no Armindo Guaraná e esta é a primeira vez que a unidade de ensino recebe uma grande intervenção. “É uma honra ensinar numa escola bonita e bem aparelhada. Saímos de uma situação desagradável, para um ambiente agradável aos olhos. De um ambiente insalubre, para um ambiente saudável”, comemorou.
A festa no Colégio Estadual Ofenísia Freire não foi diferente. Os alunos, professores e servidores comemoraram a grande reforma e ampliação da unidade de ensino. Com 30 anos de serviços prestados à escola, a auxiliar de serviços básicos, Marizete dos Santos, disse que “tudo na escola vai ser melhor”. “Essa reforma é boa para alunos, professores e nós servidores. Agora vamos trabalhar num prédio bonito, limpo e arejado. Estou muito feliz com essa reforma”, acentuou.
O aluno do 2º ano do ensino médio, Lucas Correira, 17 anos, disse que a reforma da escola é um estímulo para os alunos estudarem mais ainda. Para a professora Maria Betânia Izidoro, a entrega da nova escola pelo governador Jackson Barreto é a realização de um sonho de toda a comunidade escolar.
