O auditório do Campus da UFS de Itabaiana ficou lotado com o primeiro Aulão do Pré-Universitário da Seed no interior do estado, promovido pela Secretaria de Estado da Educação. Cerca de 700 alunos assistiram às aulas de revisão, durante todo o sábado, para se prepararem para o Enem, que será realizado em outubro.
Participaram do aulão estudantes do curso Pré-Universitário e das escolas da rede estadual de ensino de todos os municípios circunscritos à DRE-3, que deixaram o descanso de lado e se acordaram cedo para buscar mais reforço nos estudos.
Com bastante disposição para as aulas, a aluna Letícia Santos, do Colégio Estadual João XXIII, de Ribeirópolis, prestava atenção ao conteúdo que foi passado pelos professores.
“Como já estamos bem perto de fazer o Enem, com esse aulão nós podemos revisar os conteúdos e priorizar as matérias que gostamos e que caem mais na prova”, disse ela, que pretende cursar Psicologia.
O aulão teve início com uma apresentação musical feita pelo professor Dicson Soares, que cantou músicas levando uma mensagem de confiança aos estudantes. Logo em seguida foi a vez da professora Laila Gardênia, de Redação, uma das disciplinas mais importantes para o Enem.
A diretora da DRE-3, Soraya Gois, falou sobre a importância da parceria com o Dase para a realização deste reforço para os estudantes.
“Eu vejo esses eventos como uma proximidade entre o aluno da rede pública e o aluno da rede privada. A gente sempre faz revisões para nossos alunos do ensino regular e os do Pré-Universitário são nossos convidados. Hoje é o contrário, pois o evento é do Pré-Universitário e nossos alunos puderam vir participar”, explicou.
Já o diretor do Dase, Fábio Leite, destacou que “o aulão tem sido um sucesso em Aracaju, então tivemos a ideia se trazer para os outros municípios, começando por Itabaiana. A gente vê que os alunos estão motivados, acho que teremos um bom índice de aprovações em relação ao ano passado. Mostra o compromisso do governo e da Seed para com a população sergipana”.
O coordenador do polo de Itabaiana, Cleidinaldo Cunha, falou sobre a importância do evento. “Temos hoje aqui uma grande quantidade de alunos de diversos municípios. Acho de fundamental importância trazer para o interior esse aulão que ocorre em Aracaju. Uma iniciativa excelente do governo e que provavelmente irá se alastrar por todos os municípios sergipanos”, afirmou.
Preparação
Os alunos não mediram esforços para chegarem cedo ao auditório do Campus da UFS em Itabaiana. Isso porque ele reconhecem no aulão uma grande preparação para o Enem.
“Muitas vezes os alunos do interior acabam não tendo tanta oportunidade. Esse aulão nos incentiva a corrermos atrás do que queremos para conseguirmos nossos objetivos”, disse Amadeus de Jesus Santos, do Colégio Estadual João XXIII.
Já David Santos Mota, do Colégio Estadual Eduardo Silveira, afirmou que “esse aulão é uma oportunidade de termos uma grande experiência, nos ajudando a sairmos bem na prova. Aqui estamos conhecendo coisas novas, revisando os assuntos”. Ele pretende cursar Engenharia Civil ou Ciências Contábeis.
Quem também elogiou a iniciativa foi a estudante Stefane Viviane dos Santos, da Escola Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, de Itabaiana.”Gostei bastante do aulão, pois é uma preparação muito boa para o ENEM, que acontecerá em outubro. É uma ajuda grandiosa e vejo que os professores estão tendo bastante esforço para fazer com que a gente passe”, declarou, que pretende cursar Veterinária.
Outros municípiosJá estão programados aulões em outros municípios sergipanos, com o intuído de levar o reforço pró-ENEM para os alunos do interior do Estado.
No dia 29 de agosto será em Nossa Senhora da Glória. Já no mês de setembro será a vez dos seguintes municípios: Estância (12/09); Lagarto (19/09); Aracaju (26/09 e 03/10); e Japaratuba (17/10).
Para o aulão de Itabaiana, neste sábado, a programação contou com os seguintes professores:
Manhã/Professores
Alex Melo – Espanhol; André Valença – Arte; Vladmir Silva – História; Rosa Barreto – Literatura; Laila Gardênia – Redação; Yuri Norberto – Sociologia; Alexandre Jesus – Filosofia; Joelson Ricardo – Geografia e Dicson Soares – Português.
Tarde/Professores
Israel Santos – Inglês; Roberto Moura – Física; Flávio Campos – Biologia; Antônio Chagas – Química; Emanuel Melo – Matemática e João Manoel Educação-Física.
