×

Sergipe

Alunos no Santos Dumont iniciam aulas do curso contra drogas e violência

A Escola Estadual Olímpia Bittencourt, no bairro Santos Dumont, em Aracaju, iniciou nesta quarta-feira, 5, as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ministradas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. O curso está sendo ofertado a duas turmas, cada uma com 25 alunos, e tem como objetivo levar informações aos docentes no tocante ao combate às drogas e às violências.

De acordo com a diretora da escola, Angélica Jesus de Santana, o programa contará com dez encontros, sendo um por semana, para oferecer aos alunos lições de cidadania. “A gente almeja afastar essas crianças do universo das drogas, que hoje em dia está presente em todos os lugares, especialmente na nossa comunidade. A formação que o Proerd traz é para tentar conquistar essa criançada para que diga não às drogas”, afirmou.

Além das substâncias proibidas, o programa também visa ensinar às crianças a evitar os tipos de violência, seja a doméstica, o bullying, entre outras.

Conscientização

Na tarde deste primeiro dia de aula o curso foi ministrado pelo soldado da Polícia Militar, Antônio Carlos Ferreira. A aula começou de maneira bastante descontraída, com muita música e animação. Para ele, o curso vai muito além da proposta de negar o contato com as drogas. “Não é apenas a ideia de não usar drogas ou não buscar a violência. Esses alunos estarão aprendendo a fazer escolhas seguras e responsáveis e a tomar decisões em suas vidas”, explicou.

O professor Ronaldo Chagas foi o padrinho da turma e elogiou bastante a participação dos alunos no Proerd. “Eu penso que essa é uma importante ação do Estado para afastar as crianças da tentação das drogas. Essa iniciativa é valiosa para a nossa juventude”, disse.