A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenação de Educação em Tempo Integral (Coeti), do Departamento de Educação (DED), realizou a formação de mais de 200 estudantes Jovens Protagonistas para atuarem durante a Semana de Acolhimento nas escolas da rede pública estadual de ensino, cuja volta às aulas está marcada para o dia 15 de fevereiro. A ação teve início na quarta-feira, 7, e se encerrou na sexta-feira, 9, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju.
De acordo com a técnica pedagógica do Coeti/DED, Emanuele Eduardo do Couto, a formação é uma estratégia concebida para fortalecer, na escola, o princípio educativo do protagonismo. A atividade buscou preparar os estudantes para que eles possam desenvolver esse acolhimento com muita tranquilidade, responsabilidade e empatia.
“Nessa edição, convidamos dois Jovens Protagonistas por escola, ou seja, os alunos que estiveram presentes estão se apropriando de habilidades e competências para poderem replicar a formação que estão recebendo junto aos demais Jovens Protagonistas das suas escolas”, comenta.
Participaram da formação os alunos Jovens Protagonistas das escolas que ofertam os ensinos Fundamental e Médio em tempo integral. Na quarta-feira, foram recebidos apenas os alunos das 11 escolas do Fundamental em tempo integral. Na quinta, foi a vez dos estudantes do Ensino Médio, alocados em unidades de ensino integrantes da DEA e das Diretorias Regionais de Educação (DREs) 1, 2 e 8, enquanto que na sexta-feira foram recebidos os estudantes das DREs 3, 4, 5, 6, 7 e 9.