Vinte e quatro pessoas de Alagoas, sendo 12 alunos e 12 professores, participam, de 8 a 12 de novembro, em Fortaleza e em Belo Horizonte, da 4ª Etapa de Seleção da Comissão Julgadora Regional de Olimpíada da Língua Portuguesa (OLP). Os textos inscritos seguiram o regulamento que determina os gêneros Poema, Memória, Crônica e Artigo de Opinião como critérios.
Segundo a superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Maria do Carmo Silveira, os alunos inscritos nos gêneros Poema e Memória participarão desta etapa de seleção em Fortaleza; já os inscritos nos gêneros Artigo de Opinião e Crônica participarão da seletiva em Belo Horizonte.
“Os alunos semifinalistas e seus respectivos professores viajam para participar de atividades culturais e de formação, de acordo com a categoria em que estão inscritos”, revelou.
A superintendente evidencia que, após as etapas regionais, haverá a etapa nacional que tem previsão para acontecer na última semana de novembro ou na primeira semana de dezembro. “Em 2008 tivemos quatro escolas do Estado na final. Agora, em 2010, esperamos aumentar este montante”, disse.
Maria do Carmo destaca que a OLP só acontece nos anos pares e que nos anos ímpares os professores realizam suas formações. “Estão classificados, entre os 12 trabalhos escolhidos para a etapa regional, sete trabalhos de escolas da rede estadual”. A técnica evidencia ainda que o traslado e a hospedagem dos professores e alunos serão custeados pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC).
Classificados – Os alunos que tiveram textos escolhidos e que estudam em escolas da rede estadual são Jefferson Valério de Melo, da Escola Estadual Dom Constantino, em Campo Alegre; Nailton Alexandre Soares Barbosa, da Escola Estadual Delmo Ferreira, em Jundiá e Rayane Laurentino Félix, da Escola Estadual Inaura Casado Costa, em Cajueiro. Estes três alunos tiveram textos escolhidos na categoria Crônica.
Já Luciana Marques da Silva, da Escola Estadual Professor Pedro Reis, em Igreja Nova; Márcia Santiago dos Santos, da Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva, em Arapiraca e Maria José Lima e Souza, da Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha tiveram textos selecionados no gênero Artigo de Opinião. Luciano Sallys do Nascimento Vieira, da Escola Estadual Rui Barbosa, em Anadia, foi o único aluno do Estado a ter um texto escolhido no gênero Poema.
Os outros cinco trabalhos que participarão da etapa seletiva são da rede municipal das cidades de Santa Luzia do Norte (gênero Memória), Coruripe (Memória), São Miguel dos Campos (Memória), Canapi (Poesia) e Jequiá da Praia (Poema).
OLP – A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.