×

Penedo

Alunos e professores da UFAL realizam manifestação em Penedo

Alunos e professores da UFAL realizam manifestação em Penedo

Alunos e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo realizaram na manhã desta quinta-feira, 31 de maio, um protesto pelas ruas do município ribeirinho. Além de demonstrarem que entendem e apoiam às reivindicações dos professores, os manifestantes cobraram também o cumprimento de algumas promessas que até hoje não saíram sequer do papel.

Com faixas e cartazes, os jovens expuseram para a sociedade penedense, tudo o que estão sentindo no momento. Em um dos cartazes eles diziam que queriam crescer junto com a Faculdade, mas que isso não era possível pela falta de espaço no local que se tornou pequeno devido ao crescimento natural do corpo discente da unidade de ensino superior. “Queremos crescer. Crescer para onde?”, dizia a frase.

Em novembro do ano passado, a reitora da universidade, a época a professora Ana Dayse Dórea, recebeu das mãos do prefeito de Penedo, Israel Saldanha (DEM), o termo de doação de um terreno de aproximadamente sete hectares, para que o sonho de ampliação da Ufal na cidade fosse concretizado. No entanto, até os dias de hoje, o terreno que foi adquirido ainda durante a gestão do ex-prefeito Március Beltrão (PDT) encontra-se abandonado. O terreno fica situado na localidade conhecida como “Cidade do Povo”, no bairro Raimundo Marinho, parte alta de Penedo.

Ainda durante o ato, os manifestantes deixaram transparecer que apoiam a luta dos professores, mas que não concordam em serem penalizados pela falta de acordo entre a classe e o Governo Federal. A categoria reivindica carreira única para os docentes federais com piso nacional de R$2.239,35; 13 níveis remuneratórios, com variações de 5% entre os níveis; e percentuais de acréscimo relativos a titulação e ao regime de trabalho, entre outras coisas.

De acordo com os manifestantes, de agora em diante, sempre que a educação não for tratada como prioridade, eles sairão às ruas para reivindicar seus direitos. Ainda segundo eles, caso as promessas não sejam cumpridas, outras medidas serão tomadas, para que o atual reitor da Ufal, o senhor Eurico Lôbo, juntamente com o poder público possam honrar com seus compromissos.