Alunos dos 9º anos do ensino Fundamental das unidades escolares do John Kennedy e Rodrigues Dórea, além da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, em Aracaju, participaram nesta terça-feira, 3, do simulado comentado de matemática. O encontro teve o objetivo de preparar os alunos para responderem os instrumentais do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Os participantes tiraram dúvidas sobre os conteúdos de matemática de forma leve e interativa e participaram de atividades lúdicas. A condução de todo o encontro foi realizada por estudantes monitores, com a orientação dos professores de matemática das duas redes públicas de ensino.
“Essa junção das duas redes é muito importante. É a rede pública aracajuana. A gente idealizou lá nos encontros de monitoria formar cursos de pesquisa, fazer reforço escolar para grupos pequenos. Aqui superaram as expectativas. Parabéns por conduzirem de forma bacana esse encontro e trazer a matemática de forma bem compreensível. Tenho certeza que teremos excelentes resultados”, destacou Gilvânia Guimarães, diretora de Educação de Aracaju.
O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, acompanhado do superintendente da Educação, Edson Costa, também esteve no encontro para parabenizar alunos e professores, além de desejar sucesso para todos que responderão aos instrumentais.
Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese)
As aplicações do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) ocorrerão de 20 de novembro a 1 de dezembro nas unidades de ensino das redes públicas do estado e dos municípios.
A aplicação e análise das avaliações serão de responsabilidade da Fundação Cesgranrio, que é responsável pela organização de exames, vestibulares e concursos públicos no país, sob a supervisão geral da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seduc).
Os estudantes das escolas públicas e privadas do 2º ano do Ensino Fundamental serão submetidos às provas de Língua Portuguesa e Matemática para demonstrar como está o nível de alfabetização dos alunos nessa faixa etária. Já para os alunos das escolas públicas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, as provas de Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas de forma censitária, ou seja, coletando o máximo de informações sobre os alunos ao cobrir todas as escolas. Esse método visa validar o processo de participação dos estudantes por meio dos resultados demonstrados no exame.
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Com a finalidade de avaliar a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas e privadas, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será realizado entre os dias 23 de outubro a 10 de novembro. A Fundação Cesgranrio é responsável pela aplicação e análise dos dados. Utilizando o método de amostragem, em que haverá sorteio das escolas públicas e privadas que irão participar, o 2º ano do Ensino Fundamental fará as provas de Língua Portuguesa e Matemática.
A mesma metodologia de amostragem vai ser utilizada somente para a realização das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza entre o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviará um e-mail para as escolas sorteadas informando sobre a participação. As provas serão realizadas em uma data diferente das avaliações de Matemática e Língua Portuguesa, e o aluno só realiza um teste de Ciências da Natureza ou Humana.
De forma censitária, ou seja, os alunos de todas as escolas públicas que estão no 5º e 9°anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio irão responder as provas de Língua Portuguesa e Matemática. A participação de apenas algumas escolas privadas ocorre devido à metodologia usada pelo Saeb, que é amostral. Na Educação Infantil não há testes, mas a equipe gestora e os professores de creches e pré-escolas das redes públicas preenchem questionários contextuais on-line.
Os resultados
O Saeb e o Saese obedecem a alguns critérios para divulgação dos resultados. Os municípios devem ter no mínimo dez estudantes nos anos avaliados com, no mínimo, 50% dos alunos participando. Já as escolas devem ter um mínimo de dez estudantes fazendo os testes nos anos avaliados e, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando.
