Alunos do ProJovem Urbano em visita ao Paço Imperial
Os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens de Penedo- ProJovem estarão durante essa semana, abrilhantando as festividades em homenagem aos 375 anos da cidade à condição de Vila. A programação do Festival de Cultura do Penedo que teve início na manhã desta terça-feira, 12, com hasteamento dos pavilhões e apresentação da Banda da Sociedade Musical Penedense, contou com a participação de diversas autoridades que atentamente ouviram os discursos do presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Messias Lima (Messias da Filó – PDT) e do prefeito Israel Saldanha (DEM).
Nas últimas semanas os alunos do ProJovem Urbano, coordenados por Maria José, estiveram em alguns pontos pitorescos da histórica cidade, afim de conhecer os prédios e monumentos do Penedo, considerados patrimônios culturais que carecem da consciência do povo no sentido de se tornar guardião da memória penedense.
Com uma turma bastante animada, Maria José e alguns facilitadores do ProJovem visitaram o Paço Imperial, onde conheceram a história do prefeito Raimundo Marinho, considerado um dos melhores gestores do município, que ao longo de sua trajetória política transformou a cidade em destino turístico, tendo urbanizado a conhecida Rocheira, que apesar do descaso vivido atualmente, continua sendo um dos pontos mais visitado até os dias atuais.
“É fundamental que esses jovens conheçam a nossa história e absorvam o conhecimento necessário que possa levá-los ao despertar de uma consciência de preservação. Um povo sem memória tem sua história perdida no tempo e certamente os penedenses devem ter orgulho de sua origem e motivos para comemorar os 375 anos de elevação de Penedo à categoria de Vila”, declarou Maria José.
Durante as visitas realizadas com os alunos do ProJovem Urbano, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente (e não “correntes”) também foi escolhida para que pudessem conhecer um pouco da história da família Lemos, que ergueu o templo religioso datando o início da construção no começo do século XVIII..
Na ocasião os jovens ficaram sabendo que o título a Nossa Senhora foi dado pela família e possivelmente atribuído a proteção que os pescadores recebiam para enfrentar a fúria da correnteza do rio. O templo leva a crer que foi construído em louvação à mulher, pois além dos originais azulejos portugueses que registram várias fases da vida de Maria, traz figuras de mulheres bíblicas como Judith que exibe a cabeça de Holofernes e de Jael que mostra as armas com as quais matou Sisara.A Igreja de Nossa Senhora da Corrente mereceu destaques elogiosos do Professor Germain Bazin, museólogo do Louvre, em Paris, servindo também de inspiração ao poeta Ledo Ivo.
“Agora estaremos participando da Semana de Cultura do Penedo e isso é muito gratificante para nós que zelamos por nossos jovens que são o futuro de nossa cidade e certamente nosso maior patrimônio”, finalizou Maria José.
