
Alunos do Projovem Urbano de Penedo visitaram Casa do Penedo
Alunos do Projovem Urbano conheceram o rico acervo da Fundação Casa do Penedo, visita promovida pela coordenação do programa de inclusão social que possibilita a conclusão da instrução formal, com distribuição de bolsa mensal no valor de R$ 100 e ainda o aprendizado de uma profissão. Para a maioria dos alunos, a primeira visita à casa de memória trouxe surpresas agradáveis.
As amigas Eliana da Silva Santos e Cristiane da Conceição foram ouvidas pela reportagem do aquiacontece.com.br quando observavam o espaço que expõe cópias de jornais impressos que circularam em Penedo. Ambas alunos do curso de Turismo (além deste, o Projovem Urbano também oferta curso de Pesca em Penedo), as duas disseram que nunca haviam visitado a Fundação por falta de oportunidade e até tinham outra impressão sobre o acervo.
“Eu pensava que era totalmente diferente, achava que tinha somente umas estátuas e coisas usadas por escravos, como algemas”, declarou Eliana. “Aqui tem coisas que eu nem sabia que existiram em Penedo”, completou Cristiane. A oportunidade de saber mais sobre a história da cidade e sobre a diversificada herança cultural penedense também surpreendeu até quem trabalha na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, onde Cristiano José Santos Soares disse que atua como office-boy.
“Essa é a primeira vez que venho na Casa do Penedo”, admitiu Cristiano enquanto fotografava o painel com imagens produzidas por Pierre Verger, estudioso francês considerado um dos mestres da fotografia que decidiu morar em Salvador-BA, onde morreu em 1996, aos 93 anos. Cidadão do mundo, Verger priorizava retratoscom figuras humanas e esteve na região do Baixo São Francisco, onde produziu registros de Penedo e subiu o rio até Paulo Afonso na época da construção da hidrelétrica, investimento que suas lentes documentaram.
A visita ao museu fez Cristiano lembrar que, graças as visitas técnicas do Projovem, ele já esteve em outros locais, como o Museu da República, instalado na orla de Maceió, próximo ao Jaraguá, e também na Cooperativa Pindorama. Para Verônica de Melo, outra aluna do curso de Turismo, a oportunidade de conhecer a Casa do Penedo foi melhor do que imaginava. “Está superando todas as minhas expectativas, nunca imaginei que havia todo esse acervo, praticamente Penedo está aqui dentro”, comparou a estudante.