Alunos do PROERD visitam unidades da PM e projeto social
Respeito ao próximo e cuidado com os animais. Estas foram algumas das lições aprendidas no último final de semana por crianças atendidas pelo Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Os alunos, do 5º Ano de algumas escolas da capital, visitaram unidades especializadas da PM e conheceram o projeto social ‘Estrelas do Mar’, desenvolvido especialmente para crianças e adultos com Síndrome de Down, sob a coordenação do cabo Byron.
Na última sexta feira, 10, uma turma da Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no bairro Industrial, foram recebidos na sede do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon). Os estudantes foram recepcionados pelo comandante da unidade, o major S. Junior, e por seu sub-comandante, o capitão Jefferson, que fizeram um passeio informativo pelas instalações do EPMon.
Na oportunidade, os alunos puderam ter o primeiro contato com os animais. Após o passeio, os estudantes fizeram uma montaria monitorada por militares da unidade e, ao final, o major S. Junior fez uma apresentação de saltos, mostrando que os animais e os homens da Cavalaria estão prontos para bem servir à sociedade sergipana.
Na última-quarta, 8, estudantes do 5º Ano de uma escola de ensino fundamental da capital foram à sede da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), onde foram recebidos pelo subtenente Messias, comandante das Rondas Ostensivas Táticas de Trânsito (Rottran), e pelos soldados Damasceno e Lorena, da equipe de Educação para o Trânsito. Lá, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco a rotina desta importante unidade policial militar, as motocicletas utilizadas, bem como foram instruídos para um trânsito seguro. Todos saíram muito empolgados por interagirem com os policiais e poderem sanar dúvidas sobre o tema.
O subtenente Messias mostrou-se muito feliz com a visita e falou da importância da presença dos alunos e da aproximação da polícia com a sociedade. Já os soldados Damasceno e Lorena comemoraram essa parceria Proerd e unidades operacionais. “Além das crianças adquirirem informações sobre trânsito, elas puderam tirar dúvidas sobre as atividades policias e o encontro despertou, em muitos, o interesse de um dia serem também policiais militares”, declarou a soldado Lorena. A visita foi organizada e acompanhada pelo sargento Leosvaldo, da Companhia de Comando e Serviço (CCSv), e pelo cabo Martins, da CPTran, ambos instrutores voluntários do PROERD.
No sábado, 11, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, foram conhecer de perto o projeto Estrelas do Mar, coordenado pelo cabo PM Byron, lotado na Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e também instrutor voluntário do PROERD na referida escola. Uma ação conjunta entre a equipe diretiva da unidade de ensino e a equipe PROERD proporcionou esse intercâmbio entre pessoas com necessidades especiais e alunos de uma comunidade carente de Aracaju. As atividades lúdico-esportivas são voltadas para adultos e crianças com necessidades especiais e acontecem na praia de Aruana. Cerca de 90 alunos participaram do encontro.
Sobre o PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base um programa norte-americano que norteia suas atividades com um esforço cooperativo entre a Escola, Polícia e Família. O objetivo é promover o bem estar da sociedade por meio da redução do consumo de drogas e a diminuição dos danos causados pelos entorpecentes.
Implantado em Sergipe desde o ano de 2000, o PROERD consiste em atividade educacional preventiva e de valorização à vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e, principalmente, mais segura. As lições são repassadas por um policial militar devidamente capacitado – chamado ‘Policial PROERD’ – com o apoio de professores, estudantes, pais e da comunidade em geral.
