Além de ser apontada como uma das melhores instituições públicas do país de ensino médio e de educação profissional, o Instituto Federal de Alagoas entra no rol das melhores escolas públicas e particulares nas disciplinas de Astronomia e Astronáutica, área em que seus alunos ingressaram, recentemente, mais que garantiram ao IFAL duas medalhas de ouro, em nível nacional, conquistadas pelos alunos Thalyne Rocha e Yan Moura, ambos do quarto ano do ensino técnico.
Os estudantes do instituto conquistaram também cinco medalhas de prata e três de bronze, totalizando dez medalhas em uma olimpíada que tem a participação de alunos de todo o país, inclusive de instituições voltadas, especificamente, para a área como o Instituto Técnico Aeroespacial (ITA).
Para o professor Carlos Argolo, responsável pela preparação de vários jovens-talentos, “trata-se de um feito importante, pois somos o único da Rede Federal de Educação Profissional a conquistar a quantidade de medalhas, entre elas, as duas de ouro. O IFAL já tem tradição de participar das olimpíadas escolares de nível nacional e conquistar medalhas.
Os alunos detentores de medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia foram apresentados na manhã desta quinta-feira (29) ao reitor interino, professor Wellington Spencer que, na ocasião, congratulou-se com os alunos e enfatizou a dedicação e o trabalho do professor Carlos Argolo na preparação dos estudantes para as provas.
O resultado da OBA foi anunciado na noite de quarta-feira (28) e entre os medalhistas apresentados na listas, estão os alunos do IFAL: Daniel Ezequiel, Jonadab dos Santos, José Monteiro, João Victor, Eduardo dos Santos, Tarciso Ferreira, Bruno Gabriel e Wagner Joaquim de Almeida Cabral,Thalyne Rocha e Yan Moura Quirino.
