Secretária adjunto Laudirege Fernandes recebe livro autografado por um dos estudantes do projeto
Um grupo de alunos da rede pública estadual de ensino lançou, na terça-feira (28/10), um livro sobre lendas alagoanas e outras histórias, na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções de Maceió.
A obra, que tem 39 autores, 30 textos e 66 páginas, foi editada pela Editora Imeph, dentro do projeto “Nas Ondas da Leitura”, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Parte dos autores mirins – entre eles Alan Tibúrcio, 14; Laysa Sthefanie, 10; José Misael, 14; e Gustavo Silva, 11 – participou da tarde de autógrafo, na “Praça de Leitura” da Bienal.
Para Alan Tibúrcio, foi uma experiência inesquecível escrever uma obra coletiva. Aluno da Escola Estadual Sebastião da Hora, que fica no bairro da Pitanguinha, ele escreveu o conto “A mulher do táxi”.
Histórias de pescadores
Laysa Sthefanie participou da coletânea com “Negro D’água – O Ajudante dos Rios”. Aluna da Escola Estadual Hermílio de Freitas Melro, da cidade de Penedo, Laysa disse que se inspirou em histórias de pescadores para escrever o conto.
Natural de Igreja Nova, o aluno José Misael, da Escola Estadual Alfredo Rego, escreveu sobre “A Cobra Salamanta” – com base nas histórias contadas por seus avós.
De acordo com Rosineide Urtiga, coordenadora do projeto editorial, 26 escolas da capital e do interior participaram da coletânea, que teve ainda o apoio de 25 professores da rede.
“Os livros serão distribuídos como os alunos e professores do Estado nas escolas”, afirmou Rosineide. “Essa obra teve como objetivo incentivar o hábito da escrita entre os alunos e agora deve inspirar novos escritores”.
Distribuição de livros
Vinte e cinco alunos do turno da tarde do Centro de Educação Especial Wandette Gomes de Castro, que fica no bairro do Poço, visitaram a Bienal do Livro. Acompanhados de professores e familiares, eles se divertiram, ganharam brindes e aprovaram da visita ao mundo dos livros.
No estande da SEE na Bienal, alunos de várias escolas públicas do Estado receberam livros publicados com o apoio do governo estadual. Segundo Jair Porto, que faz parte da coordenação do estande da SEE, cerca de 11 mil livros, com 18 títulos, deverão ser distribuídos com o público estudantil durante o evento.
A VI Bienal Internacional do Livro começou no último dia 25 de outubro e prossegue até 3 de novembro, no Centro do Convenções, no bairro de Jaraguá. O evento é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
