×

Sergipe

Alunos de faculdade particular visitam projetos inovadores da Seed

Dezenas de alunos da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) visitaram na manhã desta terça-feira, 8, o Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Acompanhados das professoras dos cursos de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Administração, os alunos destes cursos tiveram a oportunidade de conhecer as ações da Rede Qualivida e dos Programas de Formação Continuada desenvolvidos pela Seed.

O Programa QualiVida, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Recursos Humanos, foi apresentado pelo coordenador Sílvio Oliveira, que mostrou as diversas atividades como promoção da saúde, educação vocal, ginástica laboral, atividades físicas e de relaxamento, cultural e informação. Já Jorge Costa, assessor técnico-operacional da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ficou com a explanação sobre os cursos de formação continuada que são oferecidos em nove polos em Sergipe para professores.

Segundo Sílvio Oliveira, esta é a terceira visita realizada por alunos da faculdade para conhecerem os projetos da Seed. “Estamos muito felizes, porque prova o reconhecimento de outras instituições acerca dos trabalhos realizados na Secretaria. As atividades em prol da qualidade de vida no trabalho vêm ganhando força na iniciativa pública, e o QualiVida é referência dessas atividades entre os órgãos públicos, assim como os cursos de formação continuada que são ofertados através da UAB”, destacou.

A professora de Recursos Humanos da Fanese, Luciana Franco, disse que a finalidade é mostrar para os alunos um pouco de prática. “Nós mostramos o conteúdo na faculdade. Daí, procuramos fazer visitas a instituições modelos para demonstrar a eficácia de trabalhos inovadores e ousados. O Qualivida é um caso de sucesso. É o caso de os alunos conhecerem que esse tipo de projeto pode se estender para outros órgãos”, frisou a professora.

Modelo em Recursos Humanos

Denise Santana faz gestão em recursos humanos. Para a aluna, a visita foi muito interessante porque conseguiu associar os conhecimentos que vê em sala de aula com a prática dos projetos desenvolvidos na instituição. “O que me chamou atenção foi a questão da educação e dos programas que são realizados com profissionais que já estão atuando na área. Aqui se investe em formação continuada, tanto para professores como para os servidores da Seed. Eles têm um planejamento que profissionaliza de forma técnica todos os profissionais, o que eleva o nível de conhecimento dos professores, coordenadores; enfim, todos que estão atuando para o funcionamento da Seed.

Já a aluna de Gestão em Recursos Humanos, Bárbara Silva, não tem conhecimento, na iniciativa privada, de nada parecido com o que acontece com programas que são desenvolvidos pela Seed. “Estão de parabéns. Esses programas demonstram como a Seed se preocupa com a qualidade de vida e o aperfeiçoamento dos funcionários. Isso é fundamental para nós alunos que queremos seguir nessa área de Recursos Humanos”, disse.