Ao todo, 458 alunos participaram de aulões
Neste final de semana, 458 alunos da rede pública estadual em Maceió tiveram a chance de revisar os itens que serão cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro. Os aulões foram destinados aos estudantes de escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa.
No sábado, dia 20, 358 alunos de 14 escolas da 1ªCRE se reuniram no auditório do Senai Poço para revisar conteúdos de Química, Educação Física, História, Arte, Física, Literatura e Espanhol. Na ocasião, eles ainda receberam dicas de relaxamento e informações importantes relativas ao dia da prova, a exemplo do horário de chegada: como o Enem segue o horário de verão, os candidatos alagoanos precisarão estar nos locais de prova às 11h, enquanto nos outros estados, o exame começa às 12h.
De acordo com Ritta Peixoto, técnica pedagógica da 1ªCRE, o evento é uma oportunidade, não só para rever os assuntos, mas também para promover uma integração entre os alunos. “Temos aqui professores da rede pública e particular e cursinhos que atuarão de forma a preparar os alunos para a metodologia do exame, facilitando este processo para eles”, fala.
Reforço – Os diretores e alunos da 1ªCRE aprovaram a iniciativa do aulão. “Este é um momento muito rico para nossos alunos, que, em sua maioria, não teriam condições de fazer um curso particular. Aqui, eles se sentem mais estimulados para o exame e já tem um conhecimento prévio do que é a universidade”, frisa a diretora Josenélia Barbosa, diretora adjunta da Escola Estadual Alberto Torres, em Bebedouro.
Aluna da Escola Estadual Guiomar de Almeida Peixoto, na Ponta Grossa, Sanderlly de Azevedo, 16 anos, afirma que a iniciativa oportunidade para esclarecer as últimas dúvidas antes da prova. “Já tivemos aulões especiais em nossa escolas e quanto mais chances de revisar o assunto, melhor”, conta a jovem que optou pelos cursos de Fisioterapia ou Administração.
Moreira e Silva – Cem estudantes da Escola Estadual Moreira e Silva também participaram de um aulão sobre o Enem neste sábado, quando receberam cadernos de questões e materiais de apoio para as disciplinas Biologia, Geografia, Português, História, Química, Física, Sociologia e Filosofia.
A escola, que possui um curso preparatório para o Enem de segunda a quinta, é tradicionalmente, uma das unidades da rede pública estadual que mais aprova alunos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Isto ocorre graças ao desempenho dos professores, que são comprometidos em dar ênfase ao Enem durante as aulas. Essa iniciativa proporciona ao aluno a possibilidade de obtenção de resultados positivos na avaliação”, acrescentou o diretor da instituição de ensino, Roohelmann Pontes.
Programação – Os aulões preparatórios para o Enem terão continuidade no decorrer da semana na capital e no interior, beneficiando 7.138 estudantes. Confira abaixo o local e data do evento:
Dia 23/10 (terça-feira) – Alunos de escolas da 12ªCRE, na Quadra Poliesportiva Luiz Alves, em Rio Largo
Dia 25/10 (quinta-feira) – Alunos de escolas da 13ªCRE, no Centro de Convenções, em Maceió, das 8h às 14h e da 5ªCRE, no Levino's Hall, em Arapiraca, das 8h às 18h
Dia 26/10 (sexta-feira) – Alunos das escolas da 4ª CRE, no ginásio da Escola Estadual Joaquim Diegues, das 8h às 17h em Viçosa e da 7ªCRE, na Escola Estadual Monsenhor Clóvis, em União dos Palmares, das 8h às 17h
Dia 27/10 (sábado)- Alunos da 1ªCRE, no Centro de Convenções, em Maceió, das 8h às 17h; alunos das escolas da 10ªCRE, na Escola Estadual Maria Antônia de Oliveira, em Matriz de Camaragibe, das 8h às 17h; alunos das escolas da 3ªCRE, no auditório do IFAL, em Palmeira dos Índios, das 8h às 17h; alunos das unidades da 8ªCRE, no ginásio da Escola Estadual Bráulio Cavalcante, em Pão de Açúcar, das 9h às 17h e alunos das escolas 4ªCRE no ginásio da Escola Estadual Joaquim Diegues, em Viçosa.
