×

Policial

Alunos de escolas públicas dizem não às drogas

Proerd já formou neste ano 5.843 alunos de escolas públicas

Dizer não às drogas e à violência. Esta é a frase que agora faz parte do cotidiano de mais de 5 mil alunos de escolas públicas e municipais de Maceió e de Boca da Mata. Eles participaram na manhã desta quinta-feira (17), no Ginásio do Sesi, Trapiche, da solenidade de formatura geral do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas.

Após quatro meses de instruções em salas de aulas, crianças entre 4 e 12 anos aprenderam sobre os efeitos malefícios do uso de drogas e a contenção da violência em todos os seus aspectos físicos e morais. Durante a formação, os alunos aprenderam a serem mais equilibrados, competentes e a manter o caráter íntegro, tanto no lar, como no convívio social e no ambiente escolar.

“O Proerd foi muito importante. Além de saber as graves conseqüências do uso das drogas, aprendi sobre outras coisas como a não falar com estranhos”, acentuou a aluna da Escola Estadual Tavares Bastos, Iara Suely, de 11 anos. A menina é surda e contou com a ajuda da intérprete Pollyanna Lino.

Na solenidade de formatura, o governador do Estado, Teotônio Vilela, enfatizou o quanto a sociedade ganha com as crianças cada vez mais se conscientizando sobre os problemas que as drogas causam. “Fico feliz em saber que no futuro estas crianças serão adultos com uma melhor perspectiva de vida, pois já possuem estruturas sólidas no que diz respeito à moral”, ressaltou.

O mesmo pensamento foi seguido pelo comandante da PM, coronel Dalmo Sena. Segundo ele, cada criança representa uma multiplicadora dos conhecimentos sobre os problemas que os efeitos das drogas e a importância de conviver num ambiente sem violência.

Durante a formatura do Proerd os alunos realizaram o juramento de se manterem longe das drogas. Em um dos momentos mais marcantes, eles cantaram a música “Paz pela Paz”, do cantor e compositor Nando Cordel. Com a formatura de hoje, o Proerd consegue alcançar mais de 20 mil estudantes do Ensino Fundamental, desde quando o programa foi implantado em Alagoas, no ano de 2002. Neste ano, de acordo com a coordenação do Proerd, o número foi de 5.843.