×

Maceió

Alunos de escolas municipais vão ao cinema pela primeira vez

Entre as ações que vêm mudando o perfil da educação pública de Maceió está o Escola vai ao Cinema. O projeto, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e o Cine Arte Pajuçara, já beneficiou 1.932 alunos, de 16 unidades escolares.

Como é tradição no cinema, com pipoca e suco, os alunos da Rede Pública de Maceió puderam assistir filmes como O Pequeno Príncipe, A Bela e a Fera, ET, A princesa e o sapo e Vida de Inseto, além dos lançamentos como Rio 2, Enrolados e Valente. A iniciativa, que tem como principal objetivo possibilitar o acesso dos alunos ao cinema, permitiu que os estudantes entre 10 e 16 anos, do ensino fundamental I e II, participassem de sessões cinematográficas e de entretenimento.

O projeto coordenador pelas pedagogas Jaqueline Andrade e Lucia Rocha, do Departamento de Programas Especiais da Semed, obteve como resultado não apenas a adesão das escolas e a grande participação de alunos, mas principalmente, a valorização do entretenimento como forma de aprendizagem. “Temos relatos de crianças que nunca foram ao cinema. Parece mentira, mas isso aconteceu e ainda acontece em nossa cidade. Os meninos ficaram encantados, pois o cinema é um lugar mágico para as crianças”, revelou Jaqueline.

De acordo com Lucia Rocha, as sessões tinham caráter pedagógico, pois, desde a escolha do filme até a aplicação da atividade, tudo era planejado para que a criança pudesse extrair lições sobre valores, cidadania, respeito, igualdade, amizade e coragem.

Segundo a diretora do departamento de Programas Especiais, Virgínia Ferreira, neste primeiro semestre, 16 escolas foram beneficiadas e a expectativa é que após o recesso escolar, outras 16 escolas participem do Projeto.

Foram beneficiadas nesta primeira fase do Escola vai ao Cinema as escolas municipais Bradão lima, Denisson Menezes, Maria Cecília Carnaúba, Cicero Dué, Cícera Lucimar, Donizette Calheiros, José Haroldo da Costa, Graciliano Ramos, Manoel Pedro, Mons. Antônio Assunção, Nise da Silveira, Octavio Brandão, Santo Antônio e Selma Bandeira.