Skip to content

Alunos de escolas municipais participam de programa de combate a fake news

  • Home
  • Maceió
  • Alunos de escolas municipais participam de programa de combate a fake news

Blog

Alunos de escolas municipais participam de programa de combate a fake news

Com o apoio da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), cerca de 300 estudantes dos 9º anos e representantes de grêmios estudantis de 21 escolas da rede pública municipal de ensino estão engajados no programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) para incentivar o exercício da cidadania.

Neste ano, os estudantes participam de um Concurso de Vídeos para Redes Sociais, voltado exclusivamente para alunos regularmente matriculados em escolas da rede municipal de ensino da capital. Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e pelo Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE-AL, a temática do concurso é o combate à desinformação.

Na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, a partir das 14h, o resultado do concurso – com três vídeos selecionados – será anunciado durante o evento organizado em parceria com o TRE/AL e a Semed, no auditório da Justiça Federal de Alagoas, localizado na Serraria. A Secretaria Municipal disponibilizará transporte para os estudantes participantes.

Da programação do evento constam ainda uma palestra com o desembargador eleitoral Carlos Cavalcanti, sobre “Democracia, compra de votos e fake news”; participação da equipe de contadores de história da Semed; utilização de urnas eletrônicas para simulação de votos; e realização de um Quizz, pela Semed, com perguntas e respostas relacionadas à Justiça Eleitoral e as eleições em geral.

“Essa parceria com o TRE Alagoas é muito importante e está totalmente integrada ao nosso modo de gestão e à gestão do prefeito JHC, que acredita na força das parcerias para o enfrentamento mais célere dos desafios, em qualquer área, inclusive na educação. Além disso, entendemos que a educação passa, também, pelo combate à desinformação, sendo essencial educarmos nossas crianças e adolescentes, os eleitores do futuro, sobre um tema tão importante: o enfrentamento à disseminação de falsas notícias que tanto prejudicam a população”, destacou a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, ao falar sobre o programa.

As escolas municipais participantes do programa Eleitor do Futuro são:

● Antídio Vieira

● Maria de Lourdes

● Silvestre Péricles

● Neide França

● Pompeu Sarmento

● ⁠Denisson Menezes

● Jayme de Altavila

● Jaime Miranda

● ⁠Luiz Pedro I

● Brandão Lima

● ⁠João Sampaio

● Zumbi dos Palmares

● Padre Pinho

● ⁠Arnon de Melo

● Anny Lyra

● Hévia Valéria

● José Correia

● Kátia Pimentel

● Pio X

● Haroldo da Costa

Por Secom – Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também