Um convite à poesia e à leitura; um momento cultural. De forma lúdica e interativa, alunos da escola municipal Audival Amélio, situado no Sítio São Jorge, em Maceió, conhecem o mundo fantástico dos livros. A ação é do projeto Justiça e Cidadania na Escola, realizado por meio do convênio da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), que promove, até esta sexta-feira (9), a Oficina de Poesia.
A diretora da escola, Laurinete da Silva Santos, disse que a oficina, além de trabalhar literatura infantil com professores e alunos, tem como proposta estimular o gosto pela leitura, visando melhorar o desempenho em sala de aula. A oficina está sendo realizada nos dois horários e conta com a participação de alunos e professores.
A poetisa e mestranda em Educação, Helen Queiroz, é a instrutora da oficina. Ela desenvolve o trabalho voltado para poesias e formação dos docentes. “Os educadores recebem informações teóricas sobre a história da literatura infantil brasileira e estratégias de como trabalhar poemas com crianças”, explica. Com as crianças, a didática é outra, segundo a educadora. São feitas várias estratégias como ler histórias, fazer rodas de leituras de poesia e atividades de escrita de poemas.
Durante a oficina, as crianças ouviram poemas, escolheram histórias, copiaram e ilustraram em um cartão, do seu jeito, o conto escolhido. “O tatame virou palco; um palco para falar de poesia”, diz a educadora Helen Queiroz, ao convidar as crianças para brincar de poesias. A poetisa explica que tudo é feito coletivamente.
“Os alunos ajudam a guardar as colas, as tesouras, os livros”. Ela enfatiza que trabalhar com poesias exige organização e concentração. Helen salienta que alunos de escola pública dificilmente têm livro em casa, o que dificulta o despertar para o hábito da leitura. Para ela, a oficina de poesia traduz uma forma de incentivar e despertar o interesse pelos livros. “A oficina de poesia, onde tudo é trabalhado de forma lúdica, desperta nas crianças o interesse pela leitura. A intenção é formar futuros leitores”, afirma.